Projeto do IFRR vai beneficiar estudantes de escolas públicas de Roraima
Aulas serão focadas no ensino da lógica de programação e raciocínio matemático aplicados à robótica.

Estudantes do 6° ao 9° ano de escolas públicas dos Municípios do Bonfim e de Boa Vista vão receber em breve o projeto Ensino da Lógica de Programação e Raciocínio Matemático Aplicados à Robótica, que está sendo desenvolvido pelo Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Roraima (CAB/IFRR) e que vai beneficiar estudantes do Colégio Militarizado José Aldébaro de Alcântara, da Escola Municipal Oscar Fernandes Costa e do Colégio Estadual Militarizado Camilo Dias.
O objetivo é promover o ensino da lógica de programação e o raciocínio matemático com o auxílio da robótica utilizando métodos lúdicos estimuladores e facilitadores do aprendizado dos estudantes. O projeto consiste em seis aulas presenciais, divididas em etapas teóricas e práticas, que vão incluir o ensino do uso da plataforma Open Roberta Lab, projeto do Google para o ensino de robótica. As aulas contarão com a participação de professores do IFRR, das unidades do Bonfim, de Boa Vista e do Amajari, e com o apoio de estudantes extensionistas da instituição.

Em Boa Vista, o projeto será aplicado a estudantes do 8º e do 9º ano do Colégio Estadual Militarizado Camilo Dias. Eles terão aulas no Campus Boa Vista do IFRR, das 14h às 18h, nos dias 19, 20, 26 e 27 de outubro, e 9 e 11 de novembro. “Por meio do projeto, esperamos contribuir para que os alunos possam desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos no ambiente escolar e, sobretudo, estimular o seu pensamento computacional para a resolução de problemas”, esclareceu Karla.