Prêmio Delacir: Prefeitura anuncia escolas que foram destaques com projetos e novas metodologias de ensino
Evento que está na sua 10ª Edição, premiou escolas tanto da capital, como do campo e indígenas.

Uma verdadeira “noite de gala” marcou o Prêmio Referência de Gestão Escolar Delacir de Melo Lima 2022, que chegou à sua 10ª edição e contou com a participação de profissionais da educação de 15 escolas da rede municipal de ensino de Boa Vista. As iniciativas se destacaram com projetos e metodologias de ensino inovadoras ao longo desse ano letivo, e foram premiadas com recursos, que serão investidos dentro das próprias escolas.
O evento aconteceu nesta terça-feira, 13, no espaço de eventos D’Rosi, no bairro São Francisco e contou com a participação do grupo de dança JM Jazz, que fez um grande espetáculo musical do clássico Circus Barnum, um dos mais antigos do mundo criado entre os séculos 19 e 20.

“É um momento muito esperado pela educação do município, com o prêmio de gestão escolar, que visa reconhecer as melhores práticas de gestão dentro das escolas, que é aquela equipe de gestor, vice-gestor, coordenadores pedagógicos e de apoio, que faz a diferença da gestão da escola. Que trabalha durante todo o ano e implanta práticas de ensino inovadoras. Agora, chegamos no final do ano para reconhecer as melhores iniciativas”, disse o prefeito Arthur Henrique.
Resultados
Os investimentos feitos com os recursos do prêmio, foram apresentados em depoimentos por gestores e profissionais da educação, de escolas que já ganharam em edições anteriores como: a Escola Municipal Palmira de Castro Machado, que construiu a Praça da Ciência; A Cunhatã Curumin, que transformou a unidade em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto e a Waldinete de Carvalho Chaves, que criou espaços lúdicos que fazem o ensino na primeira infância ser mais atrativo.
Premiação

A história da premiação foi contada por uma boneca virtual durante o evento, a Delarcizinha. Além disso, toda a família da professora Delacir de Melo Lima, também foi homenageada com um buquê de flores, entregue pelo prefeito Arthur Henrique.
A secretária municipal de Educação Consuelo Sales, afirmou que os recursos da premiação de cada escola, são investidos em melhorias na unidade escolar. “À medida que vamos investindo na educação e os profissionais da educação se sentem cada vez mais valorizados, incentivamos os professores e toda a equipe gestora a fazerem ainda melhor os seus trabalhos de pesquisa e tragam novidades para a sala de aula. Quem ganha com tudo isso, são os nossos alunos. Esse prêmio vem para valorizar todas as práticas, dentro da rede municipal de ensino de Boa Vista”, afirmou a secretária da SMEC.
Depoimentos

Já na categoria Ensino Fundamental Grande Porte, quem ficou em 1o Lugar foi a Escola Municipal Maria Teresa Maciel da Silveira Melo. “Ano passado ficamos em 5o. Lugar e trabalhamos muito esse ano para conquistar o 1o. E isso é resultado do aprendizado dos nossos alunos, da organização da nossa escola e da conquista da comunidade escolar da nossa equipe pedagógica. E é muito bom termos esse reconhecimento”, afirmou a gestora da escola Maria do Carmo de Azevedo.
Confira as escolas vencedoras do Prêmio Delacir de Melo Lima 2022:
Categoria I – Educação Infantil: Creche
1º. lugar – Cidade Satélite 2
2º. lugar – Núcleo de casas Mães do Pintolândia
3º. lugar – Aldo Torreas do Nascimento
Categoria II – Educação Infantil: Pré-Escola
1º. lugar – E.M. Waldinete de Carvalho Chaves
2º. lugar – E.M. Cantinho do Céu
3º. lugar – E.M. Tia Linda
Categoria III – Indígena e do Campo (escolas com até 300 alunos)
1º. lugar – E.M. Indígena Vovó Teresa da Silva
2º. lugar – E.M. do Campo Leila Maria da Silveira
3º. lugar – E.M. do Campo Maria de Lourdes Dias de Abreu
Categoria IV – Ensino Fundamental Médio Porte (1º ao 5º ano, até 699 alunos)
1º. lugar – E.M. Bauduino Wottrich
2º. lugar – E.M. Centenário de Boa Vista
3º. lugar – E.M. Delacir de Melo Lima
Categoria V – Ensino Fundamental Grande Porte (1º ao 5º ano a partir de 700 alunos)
1º. lugar – E.M. Maria Teresa Maciel da Silveira Melo
2º. lugar – E.M. Palmira de Castro Machado
3º. lugar – E.M. Senador Darcy Ribeiro
Wandilson Prata