MPC-RR e CGU-RR realizam visita técnica para avaliar qualidade de asfalto na RR-205
Análise vai auxiliar os órgãos que atuam na defesa do patrimônio público e combate à corrupção.

O Ministério Público de Contas de Roraima (MPC-RR) e a Controladoria Geral da União em Roraima (CGU-RR) realizaram visita técnica na manhã desta quarta-feira, 17, para averiguar a qualidade do asfalto em trecho urbano da RR-205 em Boa Vista. A inspeção foi coordenada pela equipe do Laboratório de Engenharia do MPC/RR, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).
A ação contou com a participação do Procurador-Geral de Contas, Paulo Sousa, do Superintendente da CGU em Roraima, Max Túlio, do professor Rafael Cerqueira da UnB, do presidente do Laboratório de Engenharia do MPC-RR, Sidney Minholi, estudantes da Universidade de Brasília e demais servidores do MPC-RR.

“A análise minuciosa da qualidade das obras realizadas no Estado, dos processos licitatórios e do que está sendo entregue efetivamente, vai auxiliar os órgãos que atuam na defesa do patrimônio público e combate à corrupção, que é a missão da CGU e do MPC em Roraima”, avaliou Dr. Paulo.
Para o Superintendente da CGU-RR, o Laboratório de Engenharia vai atender as duas instituições e permitir que, os trabalhos de auditoria que até então ficavam de alguma forma defasados, possam ter uma efetividade maior.

Segundo o presidente do Laboratório de Engenharia, Sidney Minholi, a visita faz parte de um trabalho desenvolvido desde o ano passado na RR-205, com a extração de provas para análise da espessura do asfalto. O material está sendo coletado com georreferenciamento, de acordo com as normas técnicas do Instituto Brasileiro de Obras Públicas (Ibraop) e do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT).
Esses corpos de provas vão ser encaminhados para o laboratório, onde vamos receber um laudo. O objetivo é analisar quais as características e especificações, para tentar simplificar a compreensão do processo. Assim, teremos acesso às informações de como é que está essa obra sendo realizada aqui no nosso Estado”, informou.
Luan Guilherme Correia