Dia do Contador: inovações tecnológicas trouxeram benefícios para profissionais da Contabilidade
Tecnologia facilitou o atendimento e as tarefas do profissional.
![](https://roraimaemfoco.com/wp-content/uploads/2023/09/contador3.png)
O desenvolvimento de novas tecnologias beneficiou diretamente algumas profissões com a ampliação do escopo de atuação e a seleção mais acirrada no mercado de trabalho, entre elas a dos profissionais da área de Ciências Contábeis. Neste Dia do Contador, 22 de setembro, o coordenador do curso do Centro Universitário Estácio da Amazônia, Eduardo Merlim, garante que a carreira nunca esteve tão valorizada, mantendo seu papel vital em qualquer negócio, independentemente do tamanho ou setor.
“A profissão exercida pelo contador se adaptou e acompanhou essa mudança, pois os sistemas precisam ser alimentados para gerar relatórios e informações com os dados processados. A tecnologia facilitou o atendimento e as tarefas do profissional, mas, ao mesmo tempo, em que o Estado informatiza os processos de arrecadação, pagamento e controle das informações contábeis, é o fator humano que atende seus clientes com a excelência exigida pelo mercado”, ponderou Merlim.
Ele aponta ainda que os egressos do curso podem optar por atuar em diversas áreas como profissional liberal atuando em múltiplas funções, desde a área empresarial quanto auditoria até a área acadêmica. “O profissional formado pela Estácio está conectado com plataformas digitais – espaço onde aprende e troca experiências – é autônomo no desenvolvimento de competências, adaptado às ambiguidades características do mundo contemporâneo, aptos a agir de forma crítica, reflexiva, inovadora, ética e responsável, com visão sistêmica do funcionamento das organizações e de suas atividades funcionais nos diversos modelos organizacionais”, ressaltou.
![](https://roraimaemfoco.com/wp-content/uploads/2023/09/eduardomerlin17.jpeg)
Merlim destacou que as competências desenvolvidas em sala de aula no decorrer do curso abarcam as competências exigidas pelo profissional do futuro no mercado de trabalho. “Na nossa avaliação mostra o alinhamento do modelo de aprendizagem com as competências aplicáveis que garantem empregabilidade aos alunos permitindo êxito na área que escolher para desenvolver a atividade profissional”.
Ele destacou ainda um recente levantamento realizado pelo site Educa+ Brasil em que, de acordo com nível de experiência, porte da empresa e tamanho do escritório que poderá trabalhar, a remuneração de profissional de contabilidade pode iniciar com R$3.078,94 e alcançar mais de R$12 mil por mês.
O professor também elencou algumas áreas de atuação nesse mercado da contabilidade:
* Empresário de Contabilidade
* Analista contábil
* Auditoria Contábil
* Consultor Tributário ou financeiro
* Controller
* Auditor Fiscal
* Perito Contábil
* Gerente financeiro
* Executivo
* Área Acadêmica
* Diversas áreas no setor público
* Membro de Conselho Fiscal de Administração
* Árbitro em Câmaras Especializadas
* Membro de Comitês de Auditoria
* Membro de Entidade de Classe
Alexsandra Sampaio