Cláudio Cirurgião comemora projeto de lei que transfere HC para a UFRR
Projeto de Lei 311/2023, que dispõe sobre transferência, está em tramitação na Assembleia Legislativa.

A conclusão do processo de transferência do Hospital das Clínicas de Roraima, que atualmente pertence ao Estado, para a Universidade Federal (UFRR), foi comemorada pelo deputado Cláudio Cirurgião (União) na manhã desta quarta-feira, 13 na tribuna da Assembleia Legislativa (ALE-RR).
“Estou aqui hoje porque esse é um motivo de grande alegria. Ontem [terça-feira, 12], no Palácio do Governo, finalizamos esse trabalho de transferência. Quero agradecer ao governo, Denarium, Leocádio, presidente do Iteraima, ao Flamarion Portela, que junto ao Iteraima se dedicaram para fazer o desmembramento da transferência do imóvel para que o Hospital Federal seja efetivado”, disse o parlamentar.
O Projeto de Lei 311/2023, que dispõe sobre a transferência, já está na Casa Legislativa. Resultado da colaboração entre o Executivo, Legislativo e a UFRR, a aprovação da medida é mais um passo importante para a instalação do hospital universitário.
“O projeto foi protocolado ontem nesta Casa. Peço apoio de todos os nobres colegas, e talvez essa seja uma grande matéria para que, com a ajuda de todos os deputados, possamos aprovar”, complementou Cirurgião sobre a iniciativa que foi discutida na Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa, da qual ele é presidente.
Ainda segundo o parlamentar, com a implementação do hospital universitário, o governo federal assumirá uma parcela efetiva de responsabilidade nos serviços de saúde disponíveis no Estado. “Estamos falando de um investimento da ordem de 100 milhões de reais”, frisou.

Os parlamentares saudaram a boa notícia e se colocaram à disposição para agilizar a aprovação da matéria. “Gostaria de parabenizar o senhor pelo trabalho que vem realizando, em especial, na saúde. Nenhuma bandeira se sustenta se não tivermos saúde. O senhor tem defendido com grande compromisso, e não tenho dúvidas de que vai conseguir muito mais. Conte comigo e com a Assembleia para aprovação desse projeto”, afirmou Rarison Barbosa (PMB).
“Todos vão parabenizar Vossa Excelência pelo seu trabalho. Esse hospital vai desafogar o Hospital Geral de Roraima [HGR], principalmente com a quantidade de pessoas que estão chegando, e tenha certeza de que pode contar comigo para essa aprovação”, disse Marcinho Belota (PRTB).
Membro da Comissão da Saúde, Jorge Everton (União) aproveitou para reconhecer o trabalho parlamentar de Cirurgião. “Esse é um dos projetos mais importantes que já passaram por esta Casa. Tenho certeza de que agora o Hospital das Clínicas vai atender melhor a população, e isso tem a sua marca registrada”, disse Everton.
Também membro da Comissão, Gabriel Picanço (Republicanos) parabenizou pelo esforço conjunto das instituições e lembrou que o hospital contribuirá para reduzir o déficit crônico de mão de obra na área da saúde no Estado.
“Lembro quando Geraldo Ticianeli provocou o parlamento para apresentar esse projeto. E graças a Deus, vai dar certo. Agora nossos jovens médicos vão ter um hospital para fazer residência”, salientou Picanço.
Marcos Jorge (Republicanos) disse que a nova unidade de saúde fará frente ao crescimento populacional após migração. “Veja que, segundo dados do IBGE, nossa população atual de 636 mil habitantes só atingiria esse contingente daqui a uma década. E como temos uma população maior, precisamos de mais infraestrutura e mais profissionais qualificados fortalecidos para o atendimento”, destacou o parlamentar.
Suellen Gurgel