Violência contra a mulher: Governo, ALERR e MPRR discutem fortalecimento das ações de combate
Foram definidas medidas estratégicas que serão colocadas em prática para intensificar o trabalho de prevenção e combate à violência contra a mulher.

O Governo de Roraima executa diversas medidas de prevenção e combate à violência contra a mulher, envolvendo neste trabalho órgãos da gestão e as forças de segurança estaduais. Para fortalecer ainda mais as ações realizadas, a Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) realizou uma reunião institucional na tarde desta quinta-feira, 1º, na Casa da Mulher Brasileira.
Durante o debate foram definidas medidas estratégicas que serão colocadas em prática para intensificar o trabalho de prevenção e combate à violência contra a mulher.

Para a promotora de Justiça de Defesa da Mulher, Lucimara Campaner, ter o Governo imbuído no trabalho é uma demonstração de gestão comprometida com o bem-estar da população, especialmente da mulher.
“Vemos que o Governo também não aceita essa violência e está se mobilizando para dizer não a esse tipo de crime e os órgãos estão empenhados em prol de unir esforços para reforçar as políticas públicas existentes para que essa mulher possa buscar pelos seus direitos sem correr risco de vida”, complementou a promotora.
Medidas serão adotadas de forma integrada

A subcomandante-geral da PMRR (Polícia Militar de Roraima), coronel Valdeane Alves explicou que todos os órgãos de segurança reúnem esforços para coibir este tipo de violência, e cabe a Polícia Militar ampliar o canal de entrada. “Com isso, a mulher tem acesso para fazer o pedido de socorro, então o nosso trabalho será no sentido de melhorar esse atendimento que exige uma atenção maior, diante da necessidade de dar atenção priorizada a essas vítimas”, destacou.
Caminhada pela Paz
A Caminhada Pela Paz surgiu de forma espontânea entre a própria sociedade roraimense que se sensibilizou pela causa da violência de gênero, e vai ocorrer no dia 6 de dezembro, a partir das 16h30, saindo do 2º Batalhão da Polícia Militar, com destino à praça Germano Augusto Sampaio.
“O enfrentamento a violência, hoje mais uma reunião com os principais para ratificar o apoio e comprometimento do governo nessa causa, que é uma causa de todos nós, e incluir a própria sociedade civil. Fazemos o convite a todos que participem dessa caminhada, vamos vestir branco e buscar pela paz”, enfatizou a secretária Tânia.
Reunião técnica reuniu principais agentes envolvidos nas ações de combate à violência

“A expectativa é que tenhamos uma equipe de profissionais de saúde mais completa para melhorar o atendimento e dar atenção não só à mulher, mas ao parceiro e filhos para que essa família possa conviver em um ambiente saudável”, detalhou a secretária.
Participaram do encontro o secretário da Casa Civil, Flamarion Portela, representando o governador Antonio Denarium; a secretária da Setrabes, Tânia Soares; o secretário extraordinário de Governo Digital, Paulo Torres; o titular da Sesp (Secretaria de Segurança Pública), Edison Prola e o adjunto, Ellan Wagner; a subcomandante-geral da PMRR, coronel Valdeane Alves; o delegado-geral da Polícia Civil de Roraima, Eduardo Wayner; a diretora do CHAME (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), da ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima), Aldenize Barros; e a promotora de Justiça da Mulher, Lucimara Campaner, representando o MPRR (Ministério Público de Roraima).
Lidiane Oliveira