Tix Letramento: Ferramenta pedagógica e tecnológica vem auxiliando o ensino dos alunos da Educação Especial do município
O Tix Letramento é um equipamento inovador de ensino, presente em 62 escolas e no Centro Municipal Integrado de Educação Especial.

Nesta sexta-feria, 9, é comemorado o Dia da Criança Especial, uma data que marca a conquista das famílias pelo respeito às crianças com alguma deficiência ou condição neurológica. Nas escolas de Boa Vista, elas recebem cuidado e atenção nas Salas de Recurso Multifuncional. O que vem acelerando a aprendizagem destes alunos e proporcionando o acesso à tecnologia didática é o inovador programa Tix Letramento, adquirido pela Prefeitura no início deste ano.
Esta ferramenta pedagógica está presente em 62 escolas e no Centro Municipal Integrado de Educação Especial. O equipamento tem somado ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), onde cerca de mil alunos, com algum comprometimento motor, seja leve, moderado ou severo, estão sendo beneficiados.

“Foi ótima a chegada do Tix na nossa sala, pois a educação especial tem um plano diferenciado para cada aluno e procuramos desenvolver o que eles tem mais dificuldades. Se eu tenho um aluno que não fala, trabalhamos o Tix com a comunicação alternativa. Se tenho um aluno verbal que fala, mas tem dificuldade na alfabetização, a ferramenta nos auxilia através das pranchas pedagógicas e que trabalham esses conteúdos”, disse a professora.

“Passamos por formação e capacitação praticamente o ano todo. Recebemos o Tix, fizemos o curso incluir que é voltado para o autismo e foi promovido pela Prefeitura e a atual gestão está de parabéns pelos investimentos que tem feito para a área da educação especial em Boa Vista”, disse a professora.
A coordenadora pedagógica, Josielma Medeiros, destaca que o Tix possui recursos que auxiliam no processo de alfabetização e aprendizados dos alunos. “É um instrumento de grande importância para a escola e com ele trabalhamos com cada aluno, de acordo com sua especificidade e já observamos o quanto melhorou a comunicação, autonomia e a tecnologia facilita e muito nesse processo de aprendizado”, afirmou.
Tix Letramento

O programa chegou esse ano nas escolas da rede municipal de Boa Vista para somar na área de tecnologia, auxiliando os alunos com deficiência. A proposta é trabalhar na autonomia da criança, no desenvolvimento e na criatividade. Além, da questão do letramento e também da matemática.
A ferramenta propicia a esses alunos no primeiro momento acessibilidade a uso de computadores, tablets e telefones celulares. E em segundo lugar, conhecem as plataformas educacionais, que vão trabalhar habilidades e competências para essas pessoas com deficiência.
Wandilson Prata