Sesau capacita profissionais de farmácias de unidades hospitalares estaduais
Evento tem foco em práticas e teóricas sobre cálculos farmacêuticos.

Essencial para o funcionamento de qualquer unidade hospitalar, o setor farmacêutico é foco de uma capacitação em Roraima. A iniciativa é da Sesau (Secretaria de Saúde), com apoio dos conselhos Nacional e Regional de Farmácia.
Iniciada nesta quarta-feira, 3, a atividade segue até quinta-feira, 4, sendo inteiramente voltada para farmacêuticos e técnicos do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento e Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth.
“O Núcleo de Farmácia é um setor sensível e extremamente importante para dar continuidade ao serviço de saúde. Independentemente de estar na assistência hospitalar ou na logística de entrega de medicamento, é preciso saber se a dose do medicamento ou a dispensação de medicamento estão sendo feitas de maneira correta”, destacou o secretário adjunto da Sesau, Edson Castro.
Como foco em práticas e teóricas sobre cálculos farmacêuticos, a primeira atividade da capacitação foi realizada no auditório do CRF-RR (Conselho Regional de Farmácia de Roraima), no bairro São Francisco.
A ideia é implementar a ferramenta nas principais unidades, a fim de que os medicamentos sejam administrados e manipulados com mais atenção e cuidado.
“O cálculo em medicamento é uma coisa que requer muita expertise e uma atenção muito especial, [no caso do HMI] por tratar de bebês prematuros de baixo peso. Era um anseio que nós tínhamos de estar capacitando esses profissionais”, pontuou o coordenador Geral de Assistência Farmacêutica da Sesau, Charles Gonçalves.

“O evento tem como primordial apontar os pontos estratégicos de melhorias da saúde hospitalar do nosso Estado. A expectativa é começar a ter indicadores de melhorias, na verdade já temos alguns, tanto na maternidade como no HGR”, salientou a presidente do CRF-RR, Bianca Crispim.
O coordenador farmacêutico do HGR, Alan Frade, é um dos participantes da capacitação e apontou a importância de todas as unidades passarem por atualizações como essa.
“É de extrema importância os farmacêuticos se capacitarem, sempre há novidades para implantar e melhorar. Sempre tem um detalhe que aproveitamos, colocamos em prática e vamos caminhando passo a passo para entregar um serviço melhor”, ressaltou.
Confira a programação:
03/04
14h – Visita às unidades HMI, HGR e CGAF
04/04
08h – Aulas práticas e teóricas de cálculos farmacêuticos
12h – Almoço
14h – Aulas práticas e teóricas de cálculos farmacêuticos
18h – Encerramento das atividades
Suyanne Sá