Semana da Justiça Restaurativa incentiva o diálogo e a empatia em Roraima

Evento ocorre entre os dias 10 e 14 de novembro e faz parte de uma mobilização mundial que ocorre durante o mês de novembro, com o propósito de difundir os princípios e práticas da Justiça Restaurativa.

  • Gilvan Costa
  • 12
Evento ocorre entre os dias 10 e 14 de novembro e faz parte de uma mobilização mundial que ocorre durante o mês de novembro, com o propósito de difundir os princípios e práticas da Justiça Restaurativa. – Fotos: Nucri | TJRR

Com o objetivo de fomentar práticas de diálogo e a cultura de paz, o Poder Judiciário de Roraima realiza, entre os dias 10 a 14 de novembro, a 3ª Semana da Justiça Restaurativa. A programação conta com diversas atividades voltadas tanto para o público interno quanto para a sociedade em geral.

O evento faz parte de uma mobilização mundial que ocorre durante o mês de novembro, com o propósito de difundir os princípios e práticas da Justiça Restaurativa. Em Roraima, o Tribunal de Justiça do Estado (TJRR), por meio da Unidade de Justiça Restaurativa, coordenada pelo juiz Marcelo Oliveira, elaborou uma agenda especial com palestras, rodas de conversa e ações voltadas à promoção do diálogo e da empatia.

A chefe da Unidade de Justiça Restaurativa do TJRR, Valeska Carvalho, destaca que a programação foi planejada com foco na disseminação dos valores restaurativos e na aproximação entre o Judiciário e a comunidade.

“ Nós elaboramos um cronograma que contempla atividades voltadas também a outras instituições de parceiras, como abrigos, escolas e espaços comunitários, buscando fortalecer redes de cuidado, de convivência e de corresponsabilidade

A chefe da unidade faz o convite a todos e finaliza dando enfoque no pensamento de que a justiça se constrói em um espaço de empatia.

“Acreditamos que a justiça restaurativa se constrói justamente nesse diálogo entre pessoas e instituições, na escuta, na empatia e na reconstrução dos vínculos que sustentam a paz social. Esperamos a participação de todos na terceira semana da Justiça Restaurativa.”

Confira a programação

10/11 – Segunda-Feira

Workshop Comunicação não violenta com Carolina Nalon

Horário: 15h às 19h

Formato: Presencial

Local: Escola Judicial de Roraima – EJURR

Público-alvo: magistradas, magistrados, servidoras, servidores, estagiárias, estagiários do TJRR

11/11- Terça-feira

Círculo de Construção de Paz com o tema Autoestima e Ação social Realçando a Beleza no Abrigo Feminino

Horário: 14h

Público-alvo: Adolescentes em acolhimento institucional e servidoras

Local: Abrigo Feminino

Workshop sobre Comunicação Não Violenta para os gestores

Horário: às 19h

Público-alvo: equipe pedagógica e professores da Escola Municipal Francisco Cássio de Moraes

Local: Escola Municipal Francisco Cássio De Moraes

12/11- Quarta-feira

14h – Roda de Conversa: “Nem toda dor deixa marcas: as várias faces da violência doméstica”;

15h30 – Ação Social Realçando a Beleza: serviços de estética (escova, corte de cabelo, design de sobrancelhas e esmaltação

Público-alvo: Mulheres em situação de violência doméstica

Local: Casa da Mulher Brasileira

13/11 – Quinta-feira

Visita dos alunos do 4º ano da Escola Maria Teresa Maciel da Silveira Melo ao Centro de Memória e Cultura do TJRR e Certificação das Escolas Pilotos Participantes do Projeto Escolas Restaurativas – Educando para a Paz.

Local: Centro de Memória e Cultura do TJRR

Horário: 9h

14/11 – Sexta-feira

Visita dos alunos do 3º ano B da Escola Municipal Francisco Cássio de Moraes ao Centro de Memória e Cultura do TJRR.

Local : Centro de Memória e Cultura do TJRR

Horário: às 15h

Emily Soares