Retrospectiva: TV Assembleia destaca principais fatos que marcaram ano do Poder Legislativo de Roraima
Em cinco blocos, telespectador pode acompanhar melhores momentos do Parlamento em 2022.

A retrospectiva do ano de 2022 da TV Assembleia, canal 57.3, vai ao ar no sábado, 31, às 18h, com reprise às 21h. Com 57 minutos de duração e apresentação de Johann Barbosa e Natacha Vasconcelos, a produção é dividida em blocos temáticos e traz as principais notícias que foram destaque no Estado e em nível nacional.
O jornalista Willians Dias foi o responsável pela produção, que tem formato de cinco blocos, que variam de 8 a 15 minutos. Ele conta que o trabalho minucioso começou no primeiro trimestre deste ano, com a escolha de matérias que poderiam ser usadas na composição da retrospectiva.

O primeiro bloco, com duração de 15 minutos, promete prender o telespectador que vai rever as cenas dos debates acalorados envolvendo o ex-deputado Jalser Renier (SD) e o deputado Jorge Everton (União), relator da Subcomissão de Ética Parlamentar, que resultou na cassação do mandato parlamentar, bem como a eleição da nova Mesa Diretora, dando novos rumos ao Parlamento estadual e, consequentemente, ao Estado de Roraima.
O segundo bloco destaca as audiências públicas abordando temas que impactam diretamente na população, as ações educativas do Centro de Apoio à Família, campanha de doação de sangue e os serviços ofertados pelos programas permanentes da Casa, como o trabalho do CAM (Centro de Apoio aos Municípios), que ajudou a elaborar o Plano Diretor dos Municípios, do Centro de Promoção e Combate ao Tráfico de Pessoas e do Fiscaliza.

O terceiro bloco também destaca as ações do Centro de Convivência da Juventude, que oferta dezenas de atividades artísticas e culturais para crianças, adolescentes e adultos.
A força da Rádio Assembleia, FM 98.3, ganhou visibilidade neste bloco, que relembra a importância do meio de comunicação na vida da população roraimense. O carisma dos jornalistas da TV Assembleia, que conquistam fãs, também é relembrado. Os melhores momentos do futebol roraimense chegam no mesmo bloco para deixar os amantes do esporte entusiasmados com os lances.

O quinto e último bloco mostra a situação das famílias atingidas pelas chuvas e como a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) foi protagonista para reduzir os impactos causados, o aumento da migração venezuelana, a cobertura completa do encontro da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e as ações voltadas para combate à covid-19, com uma homenagem às vítimas da doença e um balanço de tudo que tramitou na Casa Legislativa.
‘Construção da memória e identidade’
O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), disse que o papel da TV é fundamental não somente como mais um canal que democratiza a informação, mas como instrumento de transparência dos atos do Poder Legislativo.

A superintendente de Comunicação, Sonia Lucia Nunes, ressaltou que a TV Assembleia é um canal de informação que dá vez e voz à coletividade, bem como à pluralidade política e social.
“Não cobrimos apenas os fatos relacionados ao Parlamento estadual. Estamos conectados a tudo que acontece no Estado, abrindo espaço para as associações, movimentos sociais, cultura, esporte e lazer. A TV serve também como banco de dados para estudantes, pesquisadores e qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer o que aconteceu durante 2022”, afirmou.
A diretora da TV Assembleia, Camila Dall’Agnol, informou que a emissora teve vários momentos marcantes, como a diplomação dos deputados eleitos para o próximo mandato e a posse de parlamentares ao longo do ano devido a decisões judiciais.

Rádio Assembleia
A Rádio Assembleia FM (98.3) também preparou uma edição especial de retrospectiva que vai ao ar nesta sexta-feira (30). Dividido em três blocos, o programa vai retratar os momentos mais importantes da Casa Legislativa nos últimos doze meses. O primeiro bloco é voltado às atividades parlamentares, às mudanças que ocorreram na Mesa Diretora no início do ano e os principais projetos aprovados. A segunda parte dará destaque às homenagens ocorridas em 2022, além da valorização do servidor e à peça orçamentária. O terceiro bloco encerra o especial com as atividades dos programas vinculados à Superintendência de Programas Especiais.
Marilena Freitas