Projeto desenvolvido no curso de História da Uerr ganha prêmio nacional
Trabalho desenvolvido pela professora Giseli Deprá, que promove a valorização da memória local, foi considerado uma das três melhores experiências educativas de 2022 pela Fundação Carlos Chagas.

A professora do curso de História da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Giseli Deprá, receberá o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, da Fundação Carlos Chagas (FCC), pelo projeto intitulado “História e memória: o Museu Integrado de Roraima (MIRR) como espaço de ensino e aprendizagem”. A docente da UERR concorreu com pesquisadores de todo o país que desenvolvem experiências educativas inovadoras em cursos de licenciatura.
A FCC é uma instituição sem fins lucrativos que além de atuar na realização de processos seletivos, apoia ações de pesquisa e educação. Nesta 13ª edição da premiação, além da professora da UERR, duas outras pesquisadoras tiveram seus trabalhos selecionados: Eva Francisco (São Paulo) e Keila Mendes (Bahia). As três serão agraciadas com R$ 30 mil, diploma e troféu (a réplica de uma escultura da artista plástica Vera Lucia Richter).

“Naquele momento, as expectativas, especialmente sob as disciplinas de prática profissional, eram muito grandes. Os alunos queriam estudar fora da sala, vivenciar o campo do historiador, viver novas experiências que haviam sido cerceadas pelo tempo de pandemia durante as aulas remotas’, pontua. “Escolhemos o MIRR porque é o único museu de Roraima, e um dos poucos espaços não formais do estado que possibilitam aulas práticas”, explica a professora da UERR.

Para o coordenador do curso de História, Prof. Dr. André Fonseca, o prêmio reconhece e valoriza os projetos e o quadro docente da UERR. “Além do Museu, temos convênios de cooperação técnica com diversas instituições, como o Centro de Memória do Poder Judiciário Estadual, a Secretaria Estadual de Cultura e o Centro de Documentação Indígena da Missão Consolata. Essas parcerias possibilitam que nossos alunos possam atuar nesses locais”, salienta. A cerimônia de premiação da FCC será realizada de forma remota no dia 24 de novembro de 2023.