Procon Boa Vista alerta população sobre novo golpe nas redes sociais
Por meio de anúncios fraudulentos, golpistas prometem auxiliar consumidores a receber indenizações da empresa Serasa Experian.

Os consumidores devem ficar atentos ao mais novo golpe que está circulando pelas redes sociais. O golpe consiste em publicações enganosas, onde profissionais ou empresas prometem auxiliar o consumidor com os trâmites/tratativas para que haja o pagamento de indenização no valor de R$ 30 mil, pela Serasa Experian, a quem teve seus dados vazados por essa empresa de proteção ao crédito.
Segundo a secretária executiva de Defesa do Consumidor/Procon Boa Vista, Sabrina Tricot, a empresa de proteção de crédito está sendo processada, porém ela ainda não foi condenada a pagar qualquer valor aos consumidores. Dessa forma, muitos golpistas estão criando sites para que as pessoas se cadastrem, prometendo facilitar o recebimento dessa indenização, na maioria das vezes, mediante a algum tipo de pagamento de valores referentes a taxas administrativas e/ou judiciais.

Anúncios começaram a surgir no final de janeiro, mas proliferaram a partir da metade de fevereiro e permanecem circulando nas redes. Alguns simulam reportagem de TV, onde um suposto apresentador fala sobre o pagamento de tal indenização, para dar um ar de credibilidade ao assunto. Em nota encaminhada à imprensa, a Serasa Experian informou que está monitorando os perfis golpistas e tomando providências.
Caso o consumidor tenha alguma dúvida sobre o assunto ou queira denunciar ter sofrido algum tipo de golpe semelhante, pode entrar em contato com o PROCON Boa Vista por meio do telefone (95) 98400-4441, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo e-mail procon@boavista.rr.gov.br ou pelo Portal Cidadão da Prefeitura de Boa Vista (aba DIREITO DO CONSUMIDOR) ou procurar pessoalmente a sede da SEDC/PROCON BOA VISTA que fica localizada na avenida Ville Roy, 6606 – Centro.
Fábio Cavalcante