Prevenção e União: enfrentamento aos efeitos da seca em Roraima é tema de reunião proposta pela Sesau
Encontro também abordou soluções para melhorar o monitoramento de eventos críticos e ações preventivas que reduzam a possibilidade de escassez de recursos hídricos em Roraima.

O enfrentamento aos efeitos da seca foi o principal assunto em discussão na Reunião Interinstitucional para Definição de Parâmetros de Seca no Estado de Roraima, promovida pela Sesau (Secretaria de Saúde) na manhã desta quinta-feira, 26. As discussões ocorreram no auditório da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, situado no bairro São Francisco, em Boa Vista.
De acordo com o gerente do Vigidesastres (Núcleo de Vigilância em Desastres), Guaracy Cabral, a reunião teve como objetivo definir parâmetros de normalidade, atenção e emergência dos principais rios do Estado, com base em dados científicos e atualizados para o período de seca e estiagem.

Além dos departamentos que compõem a CGVS, o encontro contou com a presença de representantes de órgãos do Ministério da Saúde, CBM-RR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), Defesa Civil Estadual, Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) e UFRR (Universidade Federal de Roraima).

O encontro também abordou soluções para melhorar o monitoramento de eventos críticos e ações preventivas que reduzam a possibilidade de escassez de recursos hídricos em Roraima.
“A reunião foi bem proveitosa. Já realizamos os encaminhamentos de todos os órgãos que estiveram aqui, a Defesa Civil [Estadual] será provocada a fazer um grupo técnico de trabalho, até para dar continuidade às discussões, e a participação do Vigidesastres Nacional do Ministério da Saúde, como do Censipam [Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia], foi muito importante, pois vão servir de ponte para a Agência Nacional Águas possa assumir a sua posição nessa discussão”, pontuou Cabral.