Prefeitura entrega novos materiais didáticos impressos e digitais às escolas de Boa Vista
Materiais incluem chromebooks, tabletes e biblioteca virtual que serão destinadas às escolas tanto da zona urbana, como rural e indígena.

Com o compromisso de investir sempre na educação, a Prefeitura de Boa Vista fez nesta segunda-feira, 14, a entrega de materiais didáticos impressos e digitais para as escolas da Rede Municipal de Ensino. A Escola Municipal Escola Municipal Glemiria Gonzaga de Andrade, localizada no bairro Cidade Satélite foi a primeira a receber.
Os novos itens foram adquiridos por meio do Programa de Ensino Estruturado, implantando em 2013 e que garantir a todos os alunos a mesma oportunidade de aprendizagem. Os materiais incluem: livros didáticos impressos, chromebooks, tabletes, biblioteca virtual, além do lançamento do programa “Tix Letramento”, que oferece recursos tecnológicos pedagógicos para o desenvolvimento educacional de atividades dos alunos com deficiência.

As escolas receberam mais de 30 mil kits de material escolar, adquiridos com recursos do Fundeb e que são destinados para cerca de 30 mil alunos do 1° ao 5º ano do Ensino Fundamental nas áreas urbanas, indígenas e do campo. Todo esse material didático é fornecido pelo Instituto Alfa e Beta (IAB) desde 2013 e seguem os parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São livros de Língua Portuguesa, Ciências e Matemática, minilivros, cartazes, cartelas de letras, fantoches e demais recursos pedagógicos aos professores.
Novos materiais

“Hoje a tecnologia está presente na sala de aula de nossas escolas. E agora, chega mais equipamentos, que serão ferramentas importantes ao professor e que vão reforçar esse trabalho de educar a todas as crianças de nossa capital”, afirmou a secretaria municipal de Educação, Maria Consuelo Sales.
Tix Letramento: Programa vai contribuir com o aperfeiçoamento de alunos com deficiência
E mais uma ferramenta didática chega para somar na educação das escolas de Boa Vista, sobretudo o ensino especial. É o Tix Letramento, que substitui o teclado convencional de um computador, possuindo apenas nove teclas e é voltado para alunos com deficiência.

O Tix Letramento é voltado para alunos com deficiências físicas, motoras ou cognitivas, além de Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), Transtorno do Espectro Autista, altas habilidades e superdotação, transtornos e dificuldades de aprendizagem, entre outras.
Segundo dados do Censo Escolar de 2020, cerca de 1.150 alunos da educação especial estão matriculados na Rede Municipal de Ensino. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), desenvolve suas ações na Modalidade de Educação Especial, com base na Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Wandilson Prata