Planta Roraima: Setrabes realiza entrega de kits e ferramentas do programa
Iniciativa ajuda a fortalecer as hortas e o cultivo de jardinagem nas unidades da Setrabes.

A Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), realizou nesta quinta-feira, 30, a entrega de kits de ferramentas do Programa Planta Roraima para hortas e jardinagem das unidades da secretaria. A entrega foi intermediada pela Cesan (Coordenação Estadual da Política de Segurança Alimentar e Nutricional).
A iniciativa ajuda a fortalecer as hortas e o cultivo de jardinagem nas unidades da Setrabes, permitindo que as pessoas tenham acesso a alimentos frescos e nutritivos. A ação também garante alimentação adequada e o acesso aos meios de produção de agricultura urbana em pequenos espaços.

Os servidores e usuários das unidades irão receber curso de capacitação teórica e prática, além do acompanhamento da equipe e do técnico do programa Planta Roraima nas montagens dos canteiros, cultivo e produção da horta. O coordenador da Cesan, Junior Almeida, destacou que o evento é um passo importante para a segurança alimentar nas unidades.
“Hoje entregamos para as unidades da Setrabes os kits horta e jardinagem, com o objetivo de beneficiar os usuários com capacitação e atividades sobre como cultivar uma horta, além de melhorar a alimentação por meio das hortaliças. Cuidando da Segurança Alimentar e nutricional. A próxima etapa de entregas será nos municípios de Roraima, com materiais, ferramentas e insumos para a criação de hortas, a ação irá atender também às comunidades indígenas Yanomani”, disse.

“A ação tem o intuito de permitir que mais pessoas tenham acesso a alimentos frescos e nutritivos. Com os kits entregues, as unidades poderão cultivar uma variedade de produtos, incentivando práticas agrícolas que beneficiam a saúde e uma alimentação saudável a todos”, finalizou.
Planta Roraima
O programa tem como finalidade garantir às famílias acesso a alimentação saudável e ferramentas para produção urbana de hortaliças. E estabelecer unidades de referência de capacitação em agricultura urbana, bem como espaço de integração social, trocas culturais e de experimentações de modelos de hortas produzindo alimentos dentro dos municípios, através da construção de hortas comunitárias com construção de canteiros para hortas em seu quintal.