Parlamento Jovem: Eleição para deputados de programa da ALE-RR acontece nesta sexta-feira
Escolha dos 24 integrantes do Parlamento Jovem Roraimense terá sessões eleitorais em todas as seis escolas participantes.

A eleição dos 24 deputados do Parlamento Jovem Roraimense da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) será realizada nesta sexta-feira, 18, com sessões eleitorais em todas as seis escolas que participam do programa. As urnas eletrônicas, sob o comando do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR), parceiro da Secretaria de Estado da Educação e Desporto (Seed), serão abertas às 8h com encerramento às 18h.
Logo depois, começa a contagem dos votos. Conforme o cronograma, a diplomação será em 23 de agosto, 10h, no TRE/RR. A posse e a escolha da Mesa Diretora estão marcadas para 5 de setembro, e as sessões parlamentares acontecem nos dias 12, 20 e 28 de setembro, 3 outubro e 11 de dezembro, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas.

“Terminada a votação às 18h, já se inicia a apuração porque em cada sessão eleitoral tem uma urna, então, ao final, com a zerésima, a gente já entende que logo terá o resultado proclamado”, explicou o superintendente de Programas Especiais, Pablo Sérgio.
O presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Republicanos), avalia que tem sido um grande sucesso a retomada do Parlamento Jovem Roraimense, após dois anos parados, em virtude da pandemia de covid-19.
“Os jovens da rede pública de ensino se envolveram neste processo e isso é muito importante para que saibam como funciona o processo eleitoral. Todo o trabalho foi liderado pelos jovens que trabalham no Parlamento, numa linguagem própria deles, com uso das ferramentas tecnológicas. Está sendo um sucesso toda essa discussão, com temas voltados para a saúde, educação, segurança pública, meio ambiente e políticas para a juventude”, disse.

Quatro mil alunos estão participando das eleições das escolas estaduais Wanda David Aguiar, Hildebrando Ferro Bittencourt, Dr. Rittler de Lucena, Camilo Dias, Ana Libória e Major Alcides.
Diferentemente do processo eleitoral da escolha dos nossos representantes para o pleito proporcional, em que os partidos são obrigados a cumprir a cota eleitoral de gênero, reservando 30% dos cargos para mulheres, conforme artigo 10 e incisos 3º e 4º da Lei nº 9.504/1997, no Parlamento Jovem Roraimense haverá paridade na concorrência.
“Conseguimos atingir a paridade. Tem candidatos homens e mulheres em todas as escolas, sendo 50% homens e 50% mulheres. Os mais votados de cada escola serão eleitos”, detalhou Pablo, ao lembrar que as urnas serão entregues nas escolas pela equipe do TRE às 7h.
O presidente ressalta que essa paridade busca fomentar a discussão entre os jovens e a sociedade sobre a importância da mulher na política roraimense.

O Parlamento Jovem tem vários pontos positivos, além de incentivar a cidadania entre os mais jovens. Todos os envolvidos no processo eleitoral foram treinados e passaram a ter conhecimento de como funciona na prática uma eleição proporcional.
“Eles conheceram toda a dinâmica da urna, desmistificando a questão da insegurança da urna, que algumas pessoas plantaram por aí. Todos os alunos compreenderam que é extremamente segura, não há como alguém violar para poder mudar o resultado das eleições. Além do envolvimento dos nossos jovens servidores, também tivemos a participação de toda a comunidade escolar”, ressaltou Pablo Sérgio.
Marilena Freitas