Outubro Rosa: ALERR promove ação com exames gratuitos de mamografia na Carreta do Amor

Ação da Assembleia Legislativa, em parceria com Hospital de Amor, reforça importância da prevenção ao câncer de mama em Roraima.

  • Gilvan Costa
  • 18
Ação da Assembleia Legislativa, em parceria com Hospital de Amor, reforça importância da prevenção ao câncer de mama em Roraima. – Fotos: Marley Lima | SupCom/ALERR

Nesta quinta-feira, 16, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) realizou uma ação importante voltada à saúde da mulher em parceria com o Hospital de Amor. Destinada especialmente às servidoras da ALERR, a ação contou com a presença da Carreta do Amor, que ficou estacionada ao lado da sede do Poder Legislativo. Durante todo o dia, foram oferecidos atendimentos gratuitos para a realização de exames de mamografia.

Além das servidoras da Casa, o atendimento foi estendido também ao público em geral. A superintendente de Medicina e Saúde Ocupacional da Assembleia, Camila Costa, destacou a relevância da ação no atual cenário.

Camila Costa, superintendente de Medicina e Saúde Ocupacional da ALERR, fala sobre a importância da prevenção e destaca que Roraima tem a maior taxa de mortalidade por câncer de mama do país, segundo o Inca.

“Estamos em pleno Outubro Rosa, e hoje, com essa grande ação em parceria com a Carreta do Hospital de Amor, realizamos exames de mamografia para cerca de 50 servidoras. Roraima tem a maior taxa de mortalidade por câncer de mama do país, segundo o Inca. Por isso, ações como essa são fundamentais para prevenção e orientação”, afirmou.

Entre as servidoras atendidas estava Arlene Bessa, de 65 anos, assessora parlamentar, que reforçou a importância do cuidado contínuo.

Arlene Bessa, 65 anos, assessora parlamentar, foi atendida na ação e reforça o valor do acompanhamento regular.

“Já descobri um nódulo em uma mamografia anterior, retirei, era benigno, e sigo em acompanhamento. Faço sempre o exame e o ultrassom. É muito importante. Toda mulher deve fazer”, declarou.

Ariadine Garcia, de 40 anos, também participou da ação e realizou o exame pela primeira vez.

Ariadine Garcia, 40 anos, servidora, realizou a mamografia pela primeira vez e agradeceu a oportunidade.

“Já havia pensado em fazer, mas nunca tinha tido a oportunidade e tempo. Aproveitei essa chance oferecida pela Assembleia. A gente fica um pouco ansiosa no primeiro exame, mas é um programa muito bom, que facilita o acesso para muitas mulheres que precisam”, disse.

Essa foi mais uma ação da Assembleia Legislativa de Roraima que reforça seu compromisso com a saúde e o bem-estar de suas servidoras e da população, promovendo informação, acesso e cuidado em um mês dedicado à prevenção e à vida.

Bárbara Carvalho