Jogos da Juventude: Roraima conquista duas medalhas de ouro e uma de prata em competição nacional
Um dos pódios roraimenses nos Jogos da Juventude foi na modalidade vôlei de praia, que conquistou duas medalhas de ouro.

Nesta segunda-feira, 19, desembarcaram em Boa Vista os últimos integrantes da delegação de Roraima que representou o Estado nos Jogos da Juventude 2022. A competição promovida pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) ocorreu no período de 2 a 18 de setembro em Aracaju (SE), com a participação de mais de 4 mil atletas entre 15 a 17 anos (categoria infantil) de todo o Brasil.
Roraima conquistou duas medalhas de ouro com as equipes feminina (Escola Tancredo Neves) e masculina (Escola Camilo Dias) de vôlei de praia, além de uma medalha de prata no naipe feminino (Escola Tancredo Neves).
O Estado foi muito bem representado em 12 modalidades: atletismo, tênis de mesa, natação, vôlei de praia, voleibol, futsal, taekwondo, ciclismo, handebol, basquetebol, judô e ginástica rítmica. O Governo de Roraima viabilizou a participação de 170 integrantes, com a aquisição de todas as passagens aéreas da delegação.
Medalhistas e conquistas

No voleibol de quadra, o time feminino da Escola Tancredo Neves trouxe para o Estado a medalha de prata e também elevou Roraima para a primeira divisão da modalidade. A equipe foi liderada pelo professor Roberval Mendonça.
Já o time masculino da Escola Monteiro Lobato, que já está na primeira divisão, disputou com grandes times do eixo Rio-São Paulo e conquistou o quarto lugar, ficando, portanto, entre as quatro melhores equipes do Brasil. O time foi coordenado pelo professor Antonio Fidelis.
Outro grande destaque da competição foi a participação de Roraima pela primeira vez na modalidade ciclismo. O estudante Dheyvid Barros, do CEM (Colégio Estadual Militarizado) Wanda David Aguiar foi o pioneiro nesta modalidade e abriu as portas para futuros participantes. Ele foi acompanhado do professor Emilangelo Medeiros.
Investimento

“Tivemos uma boa representatividade em 12 das 16 modalidades ofertadas na competição. Isso é muito importante para o Estado, principalmente para nossos atletas terem contato com equipes de outros lugares, verem de perto um grande evento esportivo, além de terem a oportunidade de vivenciar uma experiência única que levarão para o resto da vida”, disse Barreto.
Próximas competições
O próximo desafio esportivo escolar serão os JEB’s (Jogos Escolares Brasileiros), que ocorrem em novembro no Rio de Janeiro (RJ) e são destinados a estudantes entre 12 a 14 anos (categoria mirim).
Os atletas vencedores dos JER’s (Jogos Escolares de Roraima) garantiram vaga para participar da competição nacional, que será toda custeada e organizada pela CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar) e feita em parceria com a Federr (Federação de Desporto Escolar de Roraima).
Já a próxima sede dos Jogos da Juventude 2023 já foi definida para ser em Ribeirão Preto (SP). Dinaildo destacou que o Estado realizará projetos a fim de oferecer uma boa preparação para as equipes participantes no próximo ano. “Vamos desenvolver projetos para estimular a prática esportiva e preparar bem nossos atletas que possuem grande potencial”, finalizou.
Mágida Azulay Khatab