JEB’s: atleta de Roraima conquista medalha de bronze no Judô
Maria Eduarda Almeida de Andrade, 14 anos, ficou com o bronze no judô, na categoria meio pesado, na série ouro dos JEB’s.

A aluna-atleta Maria Eduarda Almeida de Andrade, 14 anos, estudante do 9° ano na Escola Estadual Diva Alves Lima, de Boa Vista, conquistou mais uma medalha para Roraima nos Jogos Escolares Brasileiros, que estão sendo realizados em Uberlândia-MG. Ela ficou com o bronze no judô, na categoria meio pesado, na série ouro dos JEB’s.
O Sensei Klinger Souza, que treina a atleta no Dojo Kohai de Judô, em Boa Vista, explica que a trajetória de Maria Eduarda para conquistar a medalha foi bem difícil.
“As três primeiras lutas ela dominou as adversárias, com destaque para a luta das oitavas de final, quando enfrentou uma judoca amapaense. Nessa luta, em especial, ela demonstrou um poder de concentração incrível focando exatamente naquilo que havíamos treinado. Nas quartas de final, contra uma judoca do Ceará, ela impôs sua envergadura colocando a adversária no chão e a imobilizando. Contudo, na semifinal encarou a atual vice-campeã brasileira e atual campeã paulista de judô, e aí a experiência estratégica da paulista prevaleceu”, detalhou Klinger, explicando que pela regra dos JEB’S aos perdedores das semifinais cabe a medalha de bronze, que a Maria Eduarda conquistou com muito orgulho.
Sobre a atleta
Maria Eduarda é praticante de judô desde a infância e treina há pelo menos 4 anos com Klinger. Segundo ele, uma menina tímida fora do tatame, mas que se transforma quando veste o judogi.
“É a terceira participação dela nos JEB’S, e essa é sua primeira conquista. Mas a María é tetra campeã roraimense de judô, campeã em diversas competições de judô no Amazonas e, neste ano, conquistou medalha de bronze no campeonato Brasileiro de Judô Região 1”, pontua o Sensei.
Na sua avaliação, Maria Eduarda superou todas as suas expectativas, pois, apesar de sempre acreditar no seu potencial, ela estava desmotivada, em função da derrota semana passada no campeonato Brasileiro de judô Sub 15, disputado em João Pessoa/PB.
“Mas, trabalhei muito mais o psicológico dela do que as técnicas em si. E mesmo a distância, por telefone, mandava as instruções antes das lutas e as estratégias. Como Sensei, procurei estudar as adversárias para que ela pudesse fazer suas lutas. Deu certo!”, comemora.
Sobre o Dojo Kohai de Judô
O Dojo Kohai de Judô existe há 6 anos e sempre tem conquistado medalhas em competições estaduais, regionais, nacionais e internacionais.
Nos Jogos da Juventude, o aluno Endryw Malheiros, que atualmente é campeão sul-americano, conquistou o bronze.
Nestes JEB’s três judocas do Dojo Kohai estão participando: João Lobato (categoria super ligeiro); Bruno Edgar (categoria ligeiro), que conquistou medalha de bronze na série prata; e a Maria Eduarda (meio pesado), que conquistou bronze na série ouro.
“Como Sensei, estou extremamente orgulhoso pelo desempenho de cada um, pois demonstraram resiliência, disciplina, amizade, respeito e, acima de tudo, humildade. Tudo o que um vencedor precisa ter”, finaliza.

