JEBs 2024: delegação de Roraima conta com equipe médica completa para suporte durante os jogos
Com os profissionais na própria delegação, o acompanhamento médico é mais direcionado, próximo, e o aluno-atleta é atendido de imediato.

A Delegação de Roraima está com a equipe médica completa para dar suporte tanto aos alunos-atletas quanto aos dirigentes durante as competições dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) em Recife (PE).
A equipe é formada pelo médico infectologista Mauro Asato, o fisioterapeuta Amaro Júnior e a psicóloga Sirlene Santos. Eles se dividem durante o evento, acompanhando alguma equipe para os locais de competição, mas estão sempre dispostos aos atendimentos.

“O que fazemos muito aqui também é a chamada liberação miofascial, ou seja, a liberação da musculatura do atleta, que chega aqui muito contraída e tensa e tentamos fazer um trabalho para relaxar os músculos. Até o momento não tivemos nenhuma lesão grave, que necessitasse de um atendimento mais específico, ou mais prolongado”, disse Amaro.
Muitas vezes, os alunos-atletas enfrentam jogos duros, e nas modalidades coletivas o contato físico e os impactos são inevitáveis. Alguma entrada mais dura ou às vezes uma queda em quadra requer atenção e cuidado especial.
Com os profissionais na própria delegação, o acompanhamento médico é mais direcionado, próximo, e o aluno-atleta é atendido de imediato e se precisar se deslocar a algum hospital da cidade, o médico vai junto para acompanhar e prestar todo o atendimento necessário.

A novidade da delegação para este ano foi o acompanhamento psicológico, com a presença de Sirlene Santos. Em grandes campeonatos, como os JEBs, sentimentos como nervosismo, ansiedade e medo ficam mais aflorados entre as crianças e adolescentes. Saber ter controle sobre essas emoções fazem toda a diferença para um bom desempenho na competição.
“São muitos estímulos aqui que alteram o humor, a crença em si de sua capacidade, então lidar com essas emoções é muito delicado e é o que desperta neles muito mal-estar. O atendimento tem sido pontual nessas demandas, mas também tem a questão do lidar com a frustração da perda. Então nós tentamos dar esse suporte para que eles consigam lidar com tudo isso e fazer o que vieram fazer aqui que é competir e aproveitar esse momento”, explicou Sirlene.
JEBs 2024
Os Jogos Escolares Brasileiros são uma realização da CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar). O Governo de Roraima garantiu a participação dos atletas disponibilizando 170 passagens. Outras 48 passagens foram liberadas pela CBDE. A competição reúne cerca de 8 mil alunos-atletas de todo Brasil na faixa etária dos 12 a 14 anos.