Governador visita obras de infraestrutura e projetos de avicultura em Rorainópolis
Além das obras de infraestrutura, o governador visitou propriedades rurais que fazem parte do projeto da cadeia produtiva da avicultura de corte de Rorainópolis.

O governador Antonio Denarium esteve em Rorainópolis nesta quinta-feira, dia 13, para vistoriar as obras do Núcleo Regional de Perícia Forense e da ponte sobre o Rio Anauá.
O Núcleo de Perícia, vai abrigar o Instituto de Medicina Legal, o Instituto de Identificação e o Instituto de Criminalística, que irão atender os municípios da região sul do Estado.
“A construção do IML de Rorainópolis é um desejo de toda população do Sul do Estado. Atualmente, quando ocorre um óbito em qualquer município da região sul, o corpo tem que ser trasladado para ser periciado no Instituto Médico Legal de Boa Vista. A conclusão dessa obra vai trazer mais dignidade para a população, pois o atendimento vai ser feito em Rorainópolis. Isso é mais respeito às famílias aqui do Sul do Estado, no momento que elas mais precisam desse suporte”, explicou o governador.

“Mais de 70% da obra já está concluída e o governador está aqui junto, verificando o andamento dos serviços. A expectativa é que até o meio do ano essa obra seja entregue à população aqui do sul do Estado”, disse.
Já na zona rural do município, a comitiva visitou as obras da ponte da vicinal 02. A ponte terá 130 metros de comprimento sobre o Rio Anauá. O valor total do investimento é de R$ 1.375.471,38, oriundos de recursos do Tesouro Estadual. Atualmente, 70% dos serviços foram concluídos.
O produtor e empresário Adão do Super Mais, mora em Rorainópolis há 12 anos e já teve uma propriedade próxima à ponte. Ele explica que esse investimento vai facilitar a logística e o acesso à região.

Além das obras de infraestrutura, o governador visitou propriedades rurais que fazem parte do projeto da cadeia produtiva da avicultura de corte de Rorainópolis. O secretário da Seadi (Secretaria Estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Márcio Grangeiro, explicou um pouco do projeto.
“Estamos visitando um sistema de integração de avicultura que o Governo, em parceria com outras instituições, como a prefeitura, vem trabalhando a criação de frangos que já tem, inclusive, a iniciativa privada para o processamento desse frango, abate e a disponibilização desses produtos nas gôndolas dos supermercados. Ou seja: é o círculo virtuoso da produção levando à mesa da sociedade, aqui do município de Rorainópolis, alimentos saudáveis”, detalhou o secretário.
O deputado estadual Jorge Everton, que destinou cerca de R$1 milhão em emenda para o projeto de avicultura de Rorainópolis, também fez parte da comitiva e visitou as propriedades do projeto da cadeia produtiva de avicultura do corte do município. Para ele é um incentivo à produção e geração de renda.

A produtora Raquel Feitosa Fontes, de 40 anos é uma das beneficiadas pelo projeto de avicultura em Rorainópolis e conta um pouco da produtividade do abatedouro de frangos Três Corações, que funciona há dois anos. Atualmente, o abatedouro gera 8 empregos diretos, dezenas de indiretos e tem perspectiva de aumentar o número de abates ainda este ano.
“Hoje, está pronto o abatedouro. Não foi fácil, mas estamos aqui. A produção está de vento em popa. Estamos abatendo 1.200 aves por semana. E estamos fazendo alguns reparos no abatedouro para que a gente possa começar abater mil por dia”, destacou a produtora.

“O abatedouro é separado por dois setores. A parte suja e a parte limpa onde é feito o processamento do frango. Ele já sai aqui limpinho, abatido, embalado com serviço de inspeção estadual que é feito pela Aderr [Agência de Defesa Agropecuária de Roraima]. Tem a produção do milho, da ração, a cria vem aqui pro matadouro, industrializado. Agora vai pra onde? Vai pro supermercado, vai pra feira, vai pra merenda escolar, pros hospitais e assim por diante. E o Governo do Estado e a prefeitura garantem a comercialização para esse produto na merenda escolar. Ciclo completo. Frango roraimense de boa qualidade”, concluiu o governador.
Geilso Pinho