Detran-RR alerta sobre suspensão da CNH por pontuação e infrações de trânsito
Condutores estão sujeito ao processo administrativo de suspensão de CNH por pontuação a depender do somatório das infrações.

O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) alerta que motoristas podem perder o direito de dirigir por conta da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) suspensa devido à pontuação e por multas de trânsito.
Conforme o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), os condutores que atingirem o limite de 20 pontos com duas ou mais infrações gravíssimas; 30 pontos com constatação de uma infração gravíssima; ou 40 pontos, caso não conste nenhuma infração gravíssima, estará sujeito ao processo administrativo de suspensão de CNH por pontuação.
Em relação aos motoristas que exercem atividade remunerada, a penalidade desse tipo de suspensão é imposta quando o limite de 40 pontos é atingido, independentemente da natureza das infrações cometidas.

O tempo de suspensão que o condutor deve cumprir é de seis meses a um ano, e em caso de reincidência no período de 12 meses há aumento da penalidade de oito meses a dois anos. A abertura do processo de suspensão é realizada pelo Detran do Estado em que a CNH está registrada.
O presidente do Detran-RR, Álvaro Duarte, enfatizou sobre a importância de baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito para verificar essas informações. “Através dessa ferramenta, o condutor pode conferir a pontuação da sua CNH ou até mesmo verificar os veículos que constam em seu nome”, pontuou Duarte.
Emilly Duarte