Campanha mobiliza servidores do IFRR para doação de sangue
A ação ocorrerá dia 16 de junho, no horário de atendimento do Hemoraima.

Como parte da campanha Junho Vermelho, que reforça ações de sensibilização destinadas à população sobre a importância da doação de sangue, o Instituto Federal de Roraima e o Hemocentro de Roraima (Hemoraima) firmaram parceria para realização da campanha “Doe Vida, Servidor”.
O objetivo da ação é incentivar os servidores do IFRR a doarem sangue em dia específico para ajudar a abastecer o estoque do Hemoraima, além de demonstrar a importância de auxiliar o próximo. A ação ocorrerá dia 16 de junho, sexta-feira, durante o horário de atendimento da unidade de saúde.
Em Roraima, a campanha Junho Vermelho faz parte do Calendário Oficial de Eventos desde 2019, por meio da Lei Estadual 1.361/2019. Para participar, os servidores interessados na ação devem comunicar à chefia imediata, bem como se inscrever no período de 1.º a 14 de junho, por meio de um link disponibilizado pela Coordenação de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVSS).
De acordo com a servidora da CQVSS Adriana Mota, o dia “D” de mobilização foi marcado para uma sexta-feira para possibilitar a participação de servidores das unidades do interior. “Por ser uma ação muito importante, pensamos em contar com o máximo de participação dos servidores e deixá-los livres para escolher o melhor horário de doação nesse dia, porém seria interessante comparecerem às 8h30, para que possamos registrar esse momento de comunhão e doação”, explicou.
Adriana comentou ainda que, no mês de junho, por meio do Junho Vermelho, a temática de conscientização enfatiza a doação de sangue e, por meio do Junho Laranja, tem como foco a campanha de doação de sangue e medula óssea para tratamento de doenças como anemia e leucemia.
Por lei, uma pessoa que faz doação de sangue pode deixar de comparecer ao serviço sem correr o risco de ter o dia descontado no salário. A previsão está na Lei 1.075/1950, que trata da doação voluntária, e no artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto-lei 229/1967), que prevê abono no dia da doação, uma vez a cada 12 meses.
Como parte da estratégia de mobilização, uma equipe do Hemoraima vai, antes, visitar as unidades do IFRR na Capital para sensibilizar servidores e demais pessoas presentes sobre a importância da doação de sangue. Confira no fim da matéria os critérios de doação.

O Hemoraima está localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, Bairro Aeroporto, ao lado do Hospital Geral de Roraima (HGR), e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h.
Incentivos
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) tem leis de incentivo à doação de sangue para os doadores regulares, por exemplo, a isenção em taxa de inscrição de concursos públicos no estado (Lei 167, de 1997) e o pagamento de meia-entrada em todos os locais públicos de cultura, esporte e lazer, como teatros, museus e cinemas (Lei 1.325, de 2019).
A assistente social Hellen Bessa esclarece ainda que, 30 dias após a doação, o doador pode pegar os resultados dos seus exames, que devem ser entregues somente a ele. A carteirinha de doador pode ser solicitada após a segunda doação consecutiva no ciclo de 12 meses. Homens podem doar a cada 60 dias; mulheres, a cada 90 dias.
Para ser doador, é necessário observar os critérios exigidos:
– Ter de 16 a 69 anos (menor de 18 precisa do acompanhante legal, e pessoa a partir dos 60 anos só poderá doar se tiver histórico de doação anterior a essa idade);
– Pesar mais de 50 quilos;
– Estar saudável;
– Estar bem descansado e alimentado;
– Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
– Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
– Não fumar pelo menos duas horas antes da doação; e
– Portar documento oficial físico com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho)
Rebeca Lopes