Ação de limpeza em Boa Vista recolhe 200 kg de lixo em torno da Igreja Matriz
O movimento busca conscientizar a sociedade sobre a importância do descarte correto de resíduos e da responsabilidade ambiental.

No último sábado, 20, a UNAMA Boa Vista, em parceria com a solar Coca Cola, Instituto Limpa Brasil, Lions Clube e associação dos catadores Global Reciclagem, participou do Dia Mundial da Limpeza. A ação, que faz parte do calendário de responsabilidade social, foi realizada em torno da igreja Matriz e recolheu 200 kg de lixos.
A atividade é promovida todos os anos pela Instituição de Ensino Superior (IES) e contou com a participação de 60 voluntários, que receberam todos os materiais de proteção para a ação. A iniciativa teve como objetivo a coleta de lixos deixados em um dos locais mais importantes da cidade e ponto turístico de muitos visitantes da capital. Além disso, ela buscou conscientizar a população sobre a importância do descarte adequado de resíduos, evitando a poluição da cidade e os danos à natureza.
A diretora da UNAMA Boa Vista, Karina Straioto, aponta o impacto positivo da ação na qual estimula as pessoas a preservar o lugar onde vivem. “Este movimento global, que já mobilizou mais de 114 milhões de voluntários em 211 países, retirando mais de 708 mil toneladas de resíduos desde 2018, nos inspira a continuar promovendo ações que transformam a cidade e o planeta. Cada lixo recolhido representa um passo importante para a construção de um ambiente mais limpo, saudável e sustentável para todos”, destaca.
Além da ação de coleta de lixos, o Dia Mundial da Limpeza também contou com o lançamento do projeto Ser Recicla e COP30, iniciativa da Ser Educacional, mantenedora da UNAMA. Ele é voltado para a implementação da coleta seletiva e da educação ambiental nas Instituições de Ensino Superior da Companhia. O principal objetivo é promover o descarte correto de resíduos, valorizar o trabalho dos catadores e fomentar a economia circular.