Violência familiar: Procuradoria da Mulher da ALE-RR faz palestra em escola do bairro Cinturão Verde
Equipe multidisciplinar levou informações sobre violência doméstica para mais de 80 alunos do nono ano do ensino fundamental.
![](https://roraimaemfoco.com/wp-content/uploads/2023/05/alerrcombateviolenciadomestica2.jpg)
Nesta quarta-feira, 3, servidores da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) proferiram uma palestra sobre violência doméstica e familiar para estudantes do Colégio Estadual Militarizado Prof° Carlo Casadio. Mais de 80 alunos do nono ano da escola participaram do evento e tiveram informações sobre a Lei Maria da Penha (11.340/2006) e dos serviços da instituição.
Os estudantes conheceram os diversos tipos de agressão que podem ocorrer no contexto familiar (física, psicológica, moral, patrimonial, sexual, política e virtual). Além disso, foram apresentados os trabalhos do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) e Centro Reflexivo Reconstruir no acolhimento de vítimas e reintegração dos agressores, atendimento que é feito por uma equipe multiprofissional composta por advogados, psicólogos e assistentes sociais.
![](https://roraimaemfoco.com/wp-content/uploads/2023/05/juliacarvalho1.jpeg)
A aluna Júlia Carvalho, de 14 anos, participou da palestra e aprovou a iniciativa do programa especial da ALE-RR. “Muitas das mulheres que sofrem violência não procuram ajuda por medo de perder o companheiro ou dos filhos sentirem falta do pai. Só que é necessário entender que, procurando socorro, a gente não vai salvar apenas a nossa vida, mas também a de pessoas que amamos”, refletiu a estudante.
O tenente-coronel Genival Vasconcelos, gestor administrativo do colégio, classificou como fundamental a presença do programa especial da ALE-RR para alertar os jovens sobre a violência familiar.
“Considero de extrema relevância a visita da Procuradoria Especial da Mulher ao nosso colégio, pois todas as informações contribuem para que essas crianças e adolescentes identifiquem o ciclo de violência. Caso seja necessário, eles já têm conhecimento de como buscar apoio nessa situação delicada”, declarou Vasconcelos.
![](https://roraimaemfoco.com/wp-content/uploads/2023/05/glaucigembro4.jpeg)
Para Glauci Gembro, diretora da PEM, as informações passadas pela equipe da Casa Legislativa podem prevenir o agravamento das agressões dentro da família.
“O nosso objetivo com esse trabalho é possibilitar que o jovem identifique a violência, entenda que aquele comportamento do agressor não é normal. Consciente disso, esse adolescente pode auxiliar a colocar um fim na atitude violenta e frear esse ciclo.”
Atendimento Chame e Centro Reflexivo Reconstruir
O Chame atende, acolhe e orienta mulheres que sofrem diversos tipos de violência no contexto familiar, por meio de uma equipe multidisciplinar que conta com psicóloga, advogada e assistente social.
O Centro Reflexivo Reconstruir também oferece o serviço psicológico, jurídico e social, porém é destinado a quem comete violência doméstica. A equipe do programa realiza encontros para tratar sobre temas sensíveis, a exemplo de masculinidade hegemônica, depressão, estresse e agressividade, álcool e drogas, valores familiares e Lei Maria da Penha (nº 11.340/06).
Os dois programas da ALE-RR estão disponíveis à população na sede da Procuradoria Especial da Mulher, localizada na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida. Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Além disso, há o ZapChame pelo número (95) 98402-0502, que funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados.
Anderson Caldas