Telessaúde: Sesau capacita profissionais dos distritos sanitários especiais indígenas
Treinamento vai possibilitar o uso do telediagnóstico para exames como eletrocardiogramas e retinografias.

O Governo de Roraima, com o suporte do Ministério da Saúde, está capacitando profissionais de saúde para realizar exames por meio do Telessaúde, modalidade remota de atendimento nos Dsei’s (Distritos Sanitários Especiais Indígenas) Leste e Yanomami.
O treinamento começou nesta desta quarta-feira, 22, e segue até sexta-feira, 24, e vai possibilitar o uso do telediagnóstico para exames como eletrocardiogramas e retinografias, proporcionando mais eficiência e comodidade no atendimento.
Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam em áreas indígenas estão em capacitação para operar o sistema. Com ele, será possível realizar procedimentos diretamente nas comunidades, como eletrocardiogramas e retinografias, agilizando os resultados. A medida facilita, por exemplo, a emissão de risco cirúrgico ou o atendimento em casos de emergência.

“Com isso, os exames realizados nas comunidades terão laudos precisos e rápidos, reduzindo as filas de espera e agilizando o atendimento. Assim que concluirmos o treinamento, os atendimentos online já poderão começar”, afirmou.
Para a enfermeira do Dsei Yanomami, Juliane Garcia, o suporte oferecido pelo Governo de Roraima tem sido essencial. “Essa capacitação é fundamental para levarmos os aparelhos de eletrocardiograma e retinógrafos às comunidades indígenas. Nossos pacientes yanomami precisam desse apoio para melhorar a qualidade de vida deles”, afirmou.
A estrutura do serviço será adaptada para atender às especificidades das comunidades. Juliane complementou que os equipamentos funcionarão em rodízio, utilizando as conexões de internet disponíveis nos pólos-base.
A chefe da Divisão de Atenção à Saúde Indígena do Dsei Leste, Jacia Cleide Santos Sousa, também destacou a importância do projeto. “Com o Telessaúde [da Sesau], nossos profissionais poderão oferecer diagnósticos precisos em tempo hábil, diminuindo o número de transferências para a Casai [Casa de Saúde Indígena, localizada em Boa Vista]”, explicou.

Telessaúde
O Telessaúde é uma ferramenta tecnológica promovida pelo Ministério da Saúde e implementada em parceria com os governos estaduais, que utiliza a comunicação à distância para oferecer serviços de saúde, como consultas, diagnósticos e acompanhamento médico, sem a necessidade de deslocamento do paciente.
Por meio de plataformas online, profissionais de saúde podem realizar exames, analisar resultados e fornecer orientações de forma rápida e precisa. Essa tecnologia é especialmente importante para comunidades remotas, como as indígenas, garantindo acesso a cuidados médicos de qualidade e promovendo a integração entre a atenção básica e especializada.