Seadi discute evolução do Plano Roraima 2030
A proposta inédita de construção do futuro roraimense destaca políticas públicas empreendedoras, inovadoras e efetivas para o crescimento econômico do Estado.

Pensando na melhor qualidade de vida das pessoas, o Governo de Roraima iniciou em 2020 o Plano de Desenvolvimento Sustentável Estadual – Roraima 2030. A proposta inédita de construção do futuro roraimense destaca políticas públicas empreendedoras, inovadoras e efetivas para o crescimento econômico do Estado aproveitando as condições especiais de produção, além do fomento ao bem-estar, saúde, educação, gestão econômica, segurança e infraestrutura.
Nesta terça-feira, 4, no auditório da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), o secretário Emerson Baú discutiu com os servidores a evolução dos indicadores do Roraima 2030. Na oportunidade, Baú reforçou a visão, o propósito e as diretrizes do Plano.
“A meta do Governo de Roraima, por meio da Seadi, para os próximos anos é continuarmos desenvolvendo o ambiente de negócios com inovação, sustentabilidade, segurança jurídica, melhorias nas cadeias produtivas e meio ambiente, trabalhando o crescimento de nosso Estado de forma integrada, oportunizando a competitividade econômica para os empreendedores roraimenses”, comentou.
Dentre os objetivos e planos da Seadi no Programa Roraima 2030, Baú referiu a conexão dos mercados globais, o fortalecimento de setores produtivos estratégicos, além do impulso econômico e ambiental. “Muito já fizemos e mais faremos, assegurando governança fundiária, qualidade sanitária, etnodesenvolvimento nas terras indígenas, turismo, indústria, comércio e serviços”, explicou.
Para a técnica Alessandra Harlem, da Seplan (Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento de Roraima), a Seadi sai na frente na elaboração de projetos. “Discutimos vários temas referentes ao Roraima 2030, dentre eles o plano agroambiental, industrial, comercial e de serviços, além do Roraima 5.0 e o Made In Roraima. Todos estes projetos também são instrumentos de captação de recursos e, sobretudo, um avanço significativo na governança estadual”, reforçou.
Evolução dos indicadores

“Em 2022, finalmente conseguimos a aprovação do ZEE-RR (Zoneamento Ecológico-Econômico de Roraima), um instrumento técnico que favorece novas políticas públicas. Outra meta que buscaremos ampliar até 2030 será o da população economicamente ativa com ensino superior, além da razão per capita da produtividade de trabalho, o crescimento do produto interno bruto (PIB), a participação do PIB no setor privado, o licenciamento para as propriedades rurais com atividades produtivas, entre outros projetos”, comentou Baú.
Para o governador Antonio Denarium, o Roraima 2030 norteia ações, metas e iniciativas para o futuro do Estado com planejamento e objetivos consolidados a longo prazo. “O Roraima 2030 permite o melhor direcionamento dos esforços governamentais, propiciando o bem viver das pessoas no estímulo aos negócios, valorizando a sustentabilidade e biodiversidade frente às oportunidades de produção, geração de emprego e renda”, concluiu.
Michel Sales