Resíduos sólidos: Prefeitura vai construir três ecopontos em Boa Vista
A assinatura foi durante o 2º Workshop Resíduos de Construção Civil que aconteceu nessa segunda-feira.

Durante o 2º Workshop Resíduos de Construção Civil que aconteceu nessa segunda-feira, 19, a Prefeitura de Boa Vista assinou a ordem de serviço para a construção de três ecopontos na cidade. Um será implantado no bairro Caçari e outros dois no Nova Cidade e Cidade Satélite. Os ecopontos são equipamentos públicos cuja finalidade será receber até um metro cúbico (m³) de resíduo gerado pela população.
Serão descartados nestes locais, por exemplo, restos de galhadas, sobras da construção civil, aquele sofá velho, a geladeira sem utilidade, resto de madeira que não pode ser colocado na coleta pública e também não é um volume grande para se contratar um contêiner, e diversos outros materiais. Esta e outras ações fazem parte do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), em execução na capital desde 2019.

2º Workshop discutiu sobre o fluxo e a destinação correta dos resíduos da Construção Civil
O evento foi importante para reunir representantes de empresas da Construção Civil que atuam na capital. Um momento necessário para esclarecer as ações implementadas no município, bem como restabelecer acordos quanto à organização, geração, transporte e a destinação adequada destes resíduos volumosos. Para o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, o setor hoje é o principal segmento econômico para geração de emprego e renda na cidade.

Dentre os 70 participantes, estava o vice-presidente do Sindicato da Construção Civil de Roraima (Sinduscon), Veronildo da Silva, que parabenizou a iniciativa da prefeitura em promover o diálogo com o segmento. “É um setor que em todos os momentos foi convidado a contribuir com a viabilidade do descarte correto destes resíduos. Estamos hoje mais uma vez contribuindo com a nossa participação”, disse.

Em breve a Coleta Seletiva será realidade em todos os prédios municipais. A previsão é iniciar este processo no dia 27 de junho. A partir desta quarta-feira, 21, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai aos órgãos municipais para ciclos de capacitações com os servidores e agentes de limpeza para explicar como deve ser feita a separação dos resíduos.
Os recicláveis serão destinados, prioritariamente, para as associações de catadores. Este é o primeiro passo para iniciar a coleta seletiva no município. Iniciativa que já é realidade em UBSs e em 40 escolas municipais. O objetivo é estender para todos os outros prédios públicos, sejam eles federais, estaduais e os grandes geradores privados. Quando todo esse cenário estiver organizado, será estendida a coleta para a população.
Estas ações e outras em execução na capital fazem parte do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), elaborado através da lei 2004/2019, sendo regulamentado por meio do decreto nº 035/E.
Ceiça Chaves