Projetos sociais retornam às atividades em clima de carnaval
Os participantes dos projetos ArtCanto, Cabelos de Prata e Conviver foram recebidos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pintolândia, em uma ação integrada.

O dia começou em ritmo de festa para Maria Alves e os demais integrantes dos projetos sociais da Prefeitura de Boa Vista, que retornaram do recesso nesta segunda-feira, 13. E com uma programação ‘pra lá’ de carnavalesca, os participantes dos projetos ArtCanto, Cabelos de Prata e Conviver foram recebidos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pintolândia.
A programação contou com atividades lúdicas, ginástica laboral e apresentação dos jovens do ArtCanto, além de um lanche ao final. A titular da Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges), Nathália Cortez, participou do acolhimento e falou sobre a expectativa para o ano que se inicia.

Dona Maria, de 71 anos, integra o projeto Cabelos de Prata há 30 anos e não via a hora do fim do recesso. Para ela, o projeto representa transformação de vida. “Depois que entrei no projeto comecei a fazer de tudo. Amo jogar vôlei e dançar, principalmente no Carnaval e na nossa Festa Junina. É uma das melhores coisas da minha vida”, falou.
Os jovens do projeto ArtCanto também fizeram parte da programação com apresentação de marchinhas que embalaram os presentes. A jovem Hanna Michele, de 15 anos, é integrante há pouco mais de um ano do projeto e já sente as mudanças proporcionadas pela socialização.

Durante o período de pandemia, os projetos sociais ocorreram de forma escalonada, conforme lembrou a secretária Nathália. “Durante esse tempo eles procuram muito a gente, porque de fato os projetos são ambientes de socialização positiva, que trazem uma nova perspectiva de vida a eles. No Cabelos de Prata já tivemos até casamento!”, contou.
Dedo Verde e Rumo Certo

Projeto Crescer retoma oficinas com prédio revitalizado
Nesse clima de retorno, os integrantes do Projeto Crescer têm um motivo a mais para celebrar. O prédio foi entregue revitalizado nesta segunda-feira, 13, com mais salas para ampliar os atendimentos e melhor receber os participantes. No Crescer, são ofertadas nove oficinas, dentre elas, a de Corte e Costura.
Isaura Rufino, de 19 anos, integra a oficina há cerca de quatro anos e comemorou o retorno. “Quando comecei, eu não sabia nada sobre o assunto. Hoje em dia, além do conhecimento adquirido, eu consigo socializar e me comunicar melhor com as pessoas. O que mais gosto, dentro da oficina, é focar no artesanato da costura”, pontuou.
Ana Gabriela Gomes