Programas da Faperr são apresentados à comunidade acadêmica da Uerr
Foram exibidos os 15 programas já constituídos pela fundação, além do Programa Centelha.

Com editais a serem lançados em breve, a Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) realizou na manhã desta quarta-feira, 19, no auditório da Uerr (Universidade Estadual de Roraima), uma apresentação de todos os programas que serão executados a partir de 2023 a professores, alunos e toda a sociedade.
Estiveram presentes o diretor técnico Carlos Borges e os assessores técnicos Elemar Favreto, Josias Silva e Gabriel Carvalho representando a Faperr. Eles exibiram os 15 programas já constituídos pela fundação, além do Programa Centelha, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e, que será coordenado pelo órgão em Roraima.

Para o assessor técnico Elemar Favreto, a apresentação dos programas e o retorno dos pesquisadores da Uerr é fundamental para a melhoria e desenvolvimento dos editais.
“Entender melhor o ambiente de pesquisa e o ecossistema de inovação de Roraima é uma das funções da Faperr nesse momento de implantação dos trabalhos, de modo a desenvolver programas que sejam mais adequados e adaptados à realidade roraimense e respondendo às demandas sociais, econômicas e de pesquisa do Estado”, destacou.
Centelha Roraima
De início, o Programa Centelha, desenvolvido em todo o País, já está em sua segunda edição, e é o programa mais consolidado pelo órgão até o momento.

Além disso, o Programa visa contribuir para ampliação da quantidade e melhoria da qualidade das propostas de empreendimentos de base tecnológica submetidas aos ambientes promotores de inovação existentes no país, tais como incubadoras e aceleradoras de empresas, espaços de coworking, laboratórios abertos de prototipagem, parques e polos tecnológicos, entre outros.
Os programas
São 15 programas já construídos pela Faperr e os editais previstos para o ano que vem, que contemplará diversas áreas do conhecimento. Projetos como pró-solos/águas, pró-equipamentos, pró-ciencia, pró-educação, além de subprogramas com abrangência nas áreas de inovação, saúde e segurança, para estudantes da educação básica, realização de eventos, indústria, biodiversidade, entre outros. Para mais informações, basta acessar o site oficial da Faperr.
Gabriela Garcia