Mutirão do Incra leva cidadania e serviços públicos a agricultores em Caroebe
O mutirão segue até esta quinta-feira, 16, com atendimentos das 8h às 17h, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Caroebe.

Cerca de 400 pessoas participaram, no primeiro dia, do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural, em Caroebe (RR). A ação, promovida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Prefeitura de Caroebe e órgãos estaduais, oferece uma série de serviços voltados à população da zona rural. Entre os atendimentos mais procurados, destacou-se a emissão de carteiras de identidade, realizada pelo Instituto de Identificação Odílio Cruz, que disponibilizou 75 senhas diárias ao longo dos três dias de mutirão.
Além da confecção de documentos, o evento reúne atendimentos do CRAS, com atualização do CadÚnico, orientações sobre o Bolsa Família e outros serviços sociais. Também estão presentes disponibilizando seus serviços o MDA, a Conab, INSS, Femarh e a Defensoria Pública Estadual. A iniciativa faz parte do projeto Incra Itinerante, que busca aproximar o órgão dos assentados da reforma agrária e trabalhadores rurais.

“O Incra vai ficar aqui esses três dias com vocês, para promover cidadania, tirar dúvidas, estabelecer um canal de diálogo, porque a gente só sabe onde o calo aperta quando conversa com as pessoas”, disse o superintendente do Incra no estado, Evangelista Siqueira.
A Prefeitura de Caroebe é uma das parceiras do mutirão, responsável pela estrutura e logística do evento. O prefeito Osmar Filho destacou a importância da união de esforços: “Ceder o espaço, garantir transporte e disponibilizar nossos serviços sociais é uma forma de contribuir para que o cidadão rural tenha acesso facilitado a direitos básicos”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, Wagner Gonçalves, que também é produtor rural, ressaltou as dificuldades enfrentadas por quem vive no campo. “É muito difícil sair daqui pra Boa Vista e conseguir resolver tudo no mesmo dia. Só a passagem já custa em torno de R$ 140, sem contar hospedagem. Então, trazer o Incra para o município é um alívio para quem precisa regularizar documentos ou acessar políticas públicas”, destacou.

Larissa Araújo buscou os serviços do Incra no mutirão para iniciar o processo de regularização da parcela que ocupa em projeto de assentamento. “Graças a Deus, consegui fazer o cadastro no Incra. Deu tudo certo, agora é só aguardar a homologação. Então, é uma satisfação muito grande porque a gente mora no sítio e se deslocar até o Incra requer muita despesa”, afirmou.
O mutirão segue até esta quinta-feira, 16, com atendimentos das 8h às 17h, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Caroebe.