Irrigação com energia solar é alternativa para agricultores no período de estiagem
Lançado em 2022, o projeto “Irriga BV” dispõe de um sistema que gera energia limpa e renovável por meio de placas solares.

A forte estiagem enfrentada no Estado nos últimos meses tem preocupado bastante os agricultores familiares, que correm contra o tempo buscando alternativas para amenizar os impactos nas lavouras, bebida dos animais, nos tanques de piscicultura, entre outros. Para atender esse público nesse período difícil, a prefeitura dispõe de um projeto de irrigação fotovoltaica de alta tecnologia e sustentabilidade, o “Irriga BV”.
Lançado em 2022, durante a Agro BV, o projeto é um sistema que gera energia limpa e renovável por meio de placas solares. Foram entregues 35 kits de irrigação fotovoltaica, sendo 5 para comunidades indígenas e 30 para os agricultores participantes do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA).

Esse novo sistema auxilia os agricultores a produzirem, de forma mais sustentável e lucrativa, vários alimentos, pois capta a luz do sol e a transforma em energia elétrica, reduzindo o custo de produção e possibilitando a irrigação de diversas culturas no período de verão.
Um exemplo é o agricultor Alziro Reis, que possui uma propriedade no P.A Nova Amazônia, vicinal 7 região do Murupu. Em 2023, ele recebeu o seu kit hoje sua lavoura de milho e os animais não ficam sem água no período seco.

O secretário municipal da Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjuto, enfatizou que a tecnologia contribui com a preservação da natureza e zera os custos com a energia elétrica ou combustível, favorecendo o agricultor no campo. “Estamos passando por um período de estiagem e o projeto Irriga BV está, com certeza, fazendo a diferença para as famílias que já receberam o kit”, disse.
Emanuele Pasqualotto