Hospital da Criança Santo Antônio ganha novos leitos de UTI
Com a adequação do espaço, mais 10 crianças passam a ser atendidas em terapia intensiva.

Nesta quinta-feira, 22, a Prefeitura de Boa Vista entregou mais uma ala com novos leitos de UTI pediátrica no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA). Com a adequação do espaço, mais 10 crianças passam a ser atendidas em terapia intensiva, o que foi possível a partir da articulação do prefeito Arthur Henrique com o Governo Federal, para o envio de equipamentos.
De acordo com o prefeito, importantes investimentos foram feitos nos últimos anos no hospital infantil para atender as demandas cada vez mais crescentes, mantendo o status de referência no atendimento pediátrico, sobretudo nos âmbitos intensivo e emergencial. A entrega dos leitos faz parte de um esforço contínuo da gestão municipal para aprimorar os serviços de saúde em Boa Vista.

A secretária municipal de Saúde, Regiane Matos, ressalta que a entrega estava prevista no planejamento da gestão e ocorre em um momento importante em que o município passa por uma grande demanda, devido ao período sazonal, aumento de casos de Síndrome Aguda Respiratória Grave (SARG), além das crises humanitária yanomami e imigração venezuelana.

Com estrutura moderna, equipamentos de última geração e qualificação profissional, o Hospital da Criança Santo Antônio faz a diferença para continuar referência em atendimento infantil. Ao longo da gestão, a unidade recebeu diversas melhorias que otimizaram os serviços, entre elas:
– Ampliação de 5 foi para 10 leitos de trauma;
– Implantação da Unidade Básica de Saúde (UBS) anexa;
– Investimentos nas salas de centro cirúrgico, trauma, administrativo, de internação e laboratório;
– Criação do Núcleo de Reabilitação da Criança Portadora de Fissura Labiopalatina (NARFIS).
Parceria
Com o apoio do Ministério da Saúde, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), a prefeitura tem trabalhado para melhorar as instalações do HCSA que de janeiro de 2023 até no início de junho, atendeu mais de 80 mil crianças.
Sandra de Andrade