Governador e secretários participam em Brasília do lançamento de diretriz nacional sobre câmeras corporais
Diretriz nacional do Governo Federal vai definir as condições para uso das câmeras corporais por parte de policiais e agentes de segurança em todo o Brasil.

O Governo de Roraima segue trabalhando em parceria com o Governo Federal para garantir importantes resultados para a população. Nesta terça-feira, 28, o governador Antonio Denarium e o secretário interino de Segurança Pública, Ellan Wagner, participaram do lançamento oficial da diretriz nacional sobre câmeras corporais nas forças de segurança em todo o Brasil.
A nova diretriz nacional do Governo Federal vai definir as condições para uso das câmeras corporais por parte de policiais e agentes de segurança em todo o Brasil. Essa definição trará maior segurança à população e aos próprios trabalhadores da área, além de maior transparência no atendimento de ocorrências.

“Graças a essa parceria com o Governo Federal, já conseguimos muitos avanços para a segurança pública por meio de convênios, armamentos e viaturas para nossas forças estaduais. O trabalho de articulação continua e vamos melhorar a qualidade de muitos serviços em Roraima”, avaliou.
O secretário interino da Sesp (Secretaria de Segurança Pública), Ellan Wagner, frisou que a nova diretriz relacionada a essas câmeras reforça a proteção tanto do policial como do cidadão em atos e no trabalho dos operadores de segurança pública, e destacou que a apresentação das diretrizes é mais um passo para a total implementação dessa tecnologia nas forças de segurança.

Bodycams em Roraima
Desde maio de 2023, o Governo de Roraima tem utilizado as câmeras corporais – conhecidas como bodycams – em caráter experimental. Um total de 132 itens foram distribuídos, sendo:
· 40 câmeras corporais para a PMRR (Polícia Militar de Roraima);
· 68 câmeras corporais para o Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito);
· 08 câmeras corporais para o CBMRR (Corpo de Bombeiros Militares de Roraima);
· 08 câmeras corporais para a PCRR (Polícia Civil de Roraima);
· 08 câmeras corporais para a Sesp (Secretaria de Segurança Pública).
Evento também marca lançamento do Projeto Escuta Susp
No evento que reuniu governadores e secretários de segurança pública de todo o Brasil, foi lançado o Projeto Escuta Susp, que visa oferecer apoio psicológico e mental para as policiais e demais forças de segurança ao redor do Brasil.
À princípio, o projeto atenderá os órgãos de segurança pública do Distrito Federal, Minas Gerais, Sergipe e Rio Grande do Norte. A segunda etapa será lançada em 2025 e incluirá Roraima nos Estados beneficiados.