Expoferr Show 2024: Sesau distribuiu mais de 2.500 preservativos aos visitantes
Equipe de saúde está oferecendo orientações ao público sobre a importância da prevenção sobre diversas doenças e cuidados com a saúde sexual.

Festa combina com prevenção às ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) e na Expoferr Show a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) distribuiu 2.552 preservativos femininos e masculinos aos visitantes.
A equipe de saúde está oferecendo orientações ao público sobre a importância da prevenção sobre diversas doenças e cuidados com a saúde sexual, entregando ainda panfletos, hipoclorito de sódio (para purificar água ou higienizar frutas e legumes) e lubrificantes.
A servidora da Sesau, Sônia Sueli, destacou a adesão positiva da população. “É muito importante estarmos aqui desde o começo da Expoferr Show, passando informações sobre a prevenção, o autoteste e o diagnóstico de ISTs como HIV, sífilis e hepatites. Temos visto uma boa aceitação por parte da população, que está entendendo melhor sobre o aumento das ISTs e a importância do diagnóstico precoce”, disse Sônia.

O enfermeiro Yuri Carvalho ressaltou a importância da presença da Sesau no evento, tanto para oferecer atendimentos de saúde quanto para sensibilizar a população sobre práticas de prevenção. “Neste evento de grande porte, nossa atuação é essencial. Estamos aqui com um posto médico funcionando diariamente das 13h às 7h, além do estande de saúde onde o público pode fazer testes e receber orientações sobre prevenção durante o dia,” explicou.

Quase 7 mil atendimentos em três noites
Durante os três primeiros dias da Expoferr Show, a Sesau realizou 6.628 atendimentos com a divulgação dos serviços oferecidos na saúde pública do Estado, bem como informações sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.
Desde o início da Expoferr Show, a Sesau tem levado uma série de serviços e ações de sensibilização para o público do evento. Dentre os atendimentos, estão assistência em casos de urgência e emergência, vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância ambiental e educação em saúde.