Dia do Médico: a profissão que salva vidas, devolve esperança e realiza sonhos
Neste Dia do Médico, senador Dr. Hiran ressalta feitos pela classe no Congresso Nacional.

Por mais de 20 anos, a ThayllaThayane Silva enxergava a vida por meio de duas lentes de seus inseparáveis óculos. Mas nos últimos meses, o objeto ficou na lembrança da profissional de Marketing Político, que não precisa mais dele para olhar o horizonte após uma cirurgia refrativa.
“O que seria de nós sem os médicos, né? Eles cuidam da gente, cuidam da nossa saúde, previnem de todas as doenças e realizam sonhos, como o meu foi realizado pelo Dr. Hiran”, comemora Thaylla, emocionada. Deixar de usar óculos era o maior desejo da jovem. “Passei mais de 20 anos usando óculos e eu sempre sonhei enxergar sem eles. Eu já não tinha mais a lembrança do que era enxergar sem óculos”, acrescentou.
“Uma vez motorista, sempre motorista”. Esta é a afirmação do Arlei de Souza, de 43 anos, que se viu impotente e obrigado a largar a profissão que tanto ama em decorrência da perda da visão direita há três anos. Nos últimos meses, um deslocamento de retina e o diagnóstico acenderam o alerta para o olho esquerdo.

Nestas mais de quatro décadas de vida, Arlei de Souza viu mudar aMedicina e os médicos, que carregam o compromisso da vida do cidadão. “Me surpreendi. É incrível você entrarnuma clínica sem enxergar e, graças a um profissional, voltar a enxergar no outro dia”, comemora o motorista, que está em recuperação há quase 30 dias.
Relatos como esses enaltecem a importância e a necessidade dos médicos na sociedade. Dados da Demografia Médica de 2024, organizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), apontam o registro de mais de 598 mil médicos no Brasil. Deste total, 1.077 estão em Roraima, atuando como clínicos e nas mais diversas especialidades.
Médico com mais de 40 anos de carreira, o senador Dr.Hiran (Progressistas-RR) tem se dedicado a defender os interesses da Saúde e da Medicina, tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto na Saúde Suplementar.
“O SUS tem essa característica da integridade, universalidade garantida para todos os brasileiros. É um sistema com mais de 30 anos, mas que vive em transformação permanente”, reforçou o parlamentar, que é presidente da Frente Parlamentar Mista da Medicina (FPMed), no Congresso Nacional.
Entre as bandeiras da Frente, está a contenção do avanço de faculdades de Medicina no Brasil. “Temos lutado para evitar o avanço desenfreado de escolas de Medicina,que comprometem muito a formação e a qualidade do médico que sai da faculdade. E temos tentado manter vigilância na pós-graduação no Brasil. A residência médica, que consideramos como o padrão ouro,precisa acontecer de maneira criteriosa,para que o médico desenvolva corretamente a sua profissão”, complementou.
Ainda no campo da educação médica, Dr. Hiran e os parlamentares que compõem a Frente construíram, nos últimos anos, o Marco Legal do Revalida (Lei 13.959/2019) para garantir, por intermédio de exames específicos, que os médicos tenham os diplomas internacionais validados no Brasil.
Dr. Hiran parabeniza os milhares de homens e mulheres brasileiros que, diariamente, dedicam sua vocação e seu profissionalismo a aprender e, principalmente, a salvar vidas.