Centro de Apoio à Família recebe chef de cozinha Kalu Brasil para momento gastronômico
Todas as quintas-feiras o projeto realiza atividades para promover a integração de famílias com crianças com autismo.

O Centro de Apoio à Família (Teamarr) da Assembleia Legislativa Roraima (ALE-RR), recebeu nesta quinta-feira, 15, a renomada chef de cozinha Kalu Brasil, de 80 anos, para um momento gastronômico com os familiares de crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) assistidos pelo programa.
De acordo com o coordenador do Teamarr, Ednaldo Coelho, todas as quintas-feiras o projeto realiza atividades com as mães para promover a integração e troca de experiências entre as famílias.

No encontro, a equipe organizou a cozinha do Teamarr para receber a chef Kalu Brasil, que preparou e serviu às famílias um tradicional cuscuz, escolhido especialmente para o cardápio da reunião. Kalu, que é filha de indígena wapichana, é referência nacional da culinária roraimense.
“Eu escolhi o cuscuz porque meu bisneto, que tem autismo, amava dormir na minha casa para comer de manhã cedo. O autista tem seletividade na alimentação. Tem alimentos que não comem e outros que gostam e comem todos os dias. Então escolhi esse prato porque entre essas mães, pode ter filhos que vão gostar de cuscuz. Já é uma alternativa para o café da manhã”, compartilhou a chef Kalu Brasil.

“Mesmo ela ainda não tendo um laudo fechado, ela foi bem recebida. A partir de agora, eu espero aprender muito aqui. Hoje fizemos esse treinamento com a dona Kalu Brasil, que preparou esse cuscuz delicioso e minha filha gosta. […] Nem todos gostam da mesma comida. Minha filha, por exemplo, não gosta de tomar café cedo e hoje eu entendo isso. A gente tá aqui pra aprender e trocar experiências com outros pais”, disse Milcimar.
Teamarr
O Centro de Apoio à Família atende familiares de crianças com Transtorno do Espectro Autista e está localizado na rua Jaqueira, número 623, bairro Paraviana.
A instituição tem equipes multiprofissionais, formadas por psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos e neuropedagogos. O atendimento ocorre das 8h às 12h, e das 14h às 18h.
Juliana Dama