Caminhos da Tolerância: MPRR realiza colóquio para abordar a importância do diálogo e respeito entre as religiões
O objetivo foi dialogar com as diferentes religiões sobre a importância da tolerância religiosa.

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR), realizou na tarde desta quarta-feira, 29 de janeiro, o colóquio inter-religioso “Caminhos da Tolerância”.
O evento foi coordenado pelo Grupo de Atuação Especial de Vítimas, Minorias e Direitos Humanos (GAEVI-MDH) com objetivo de dialogar com as diferentes religiões sobre a importância da tolerância religiosa.

O colóquio foi mediado pelo coordenador do GAEVI-MDH, André Paulo dos Santos Pereira, e foi acompanhado pelos Promotores de Justiça, Lucimara Campaner, Valdir Aparecido de Oliveira e Márcio Rosa.
Na oportunidade, cada representante dos segmentos religiosos teve 10 minutos para explicar sobre a sua religião e falar sobre a unidade por meio da fé e o respeito ao próximo. No final, o público presente fez perguntas aos participantes.
A professora universitária de pedagogia, Vanessa Lamazon, que esteve no evento, afirma que o principal caminho para a tolerância é a informação. “É muito importante que a sociedade aborde esse assunto e hoje o Ministério Público se propôs a trazer esse conhecimento, porque é a partir da consciência que nós entendemos e respeitamos o dogma dos outros”, ressaltou a professora.

O Promotor de Justiça André Paulo dos Santos Pereira afirmou, ao final do evento, que o colóquio cumpriu o objetivo de destacar a importância das diferentes matrizes e crenças como um meio de promover a paz, a compreensão mútua e o respeito à dignidade da pessoa humana.
“Precisamos difundir a necessidade da coexistência pacífica porque a intolerância muitas vezes acontece pela ignorância e para combater isso, temos que propagar o conhecimento e, a partir dele, implantar uma cultura de paz”, finalizou o Promotor de Justiça.