Bacia leiteira: Governo de Roraima distribui 180 novilhas para fortalecer agricultura familiar e cadeia produtiva
Programa Roraima Mais Leite é uma política pública pioneira que visa fortalecer e organizar a cadeia produtiva do leite no Estado.

O Programa Roraima Mais Leite, do Governo do Estado, entregou mais 180 novilhas para produtores da agricultura familiar na região sul de Roraima, nesta quarta-feira, 28. Na ocasião, 36 famílias foram beneficiadas com animais da raça girolando.
Ressaltando a importância da iniciativa, o governador Antonio Denarium explicou que o Programa Roraima Mais Leite tem como objetivo estruturar a cadeia produtiva local do leite, fortalecendo e promovendo o desenvolvimento sustentável do setor no Estado.
“Visitamos a Fazenda América, na Vicinal 5, em Rorainópolis, para realizar a entrega de mais novilhas prenhas, fortalecendo o desenvolvimento da bacia leiteira pelo projeto Roraima Mais Leite. É uma ação inédita no Estado, voltada especialmente para a agricultura e pecuária familiar”, destacou Denarium.

A produtora rural Letícia Quitéria foi beneficiada com cinco novilhas do programa, que vão reforçar a produção de leite das outras 14 que a família já possuía na propriedade, localizada na Vicinal 3 de Rorainópolis.
“Sou criadora de gado leiteiro e agradeço muito ao Governo porque é uma ajuda a mais para a minha renda familiar. Sou do Nordeste, nasci em Pernambuco e morei nove anos no Maranhão e é uma coisa que a gente não vê por aí. Entregar novilhas de qualidade para um pequeno criador começar a ter renda é uma coisa nova. E os técnicos do Iater [Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural] também ajudam muito a gente com orientação, quando o rebanho precisa de alguma nutrição ou remédio”, frisou.
O criador João Paulo de Santos Cordeiro foi um dos beneficiados do Roraima Mais Leite com 5 novilhas. Ele relatou que a entrega vai trazer melhoria na produção e na renda dos criadores contemplados e vai ajudar que os produtores alcancem novos mercados.

Em junho passado, também em Rorainópolis, o governo realizou a entrega de 90 novilhas, beneficiando 18 famílias das regiões de São João da Baliza e São Luiz. Até o momento, já foram distribuídas 270 matrizes da raça Girolando, promovendo maior sustentabilidade e fortalecendo a economia das famílias que vivem e produzem no campo.

O presidente do Iater, Marcelo Pereira, explicou que a entrega de mais uma leva de matrizes leiteiras do Governo do Estado beneficiará cerca de 600 produtores em todo Roraima.
“O Governo potencializa a produção leiteira do Estado e dá alternativa para o produtor rural em diversificar essa produção e garantir a melhoria da qualidade de vida e principalmente a sustentação dessas famílias com oferta de alimento na mesa tanto de quem produz quanto quem consome”, ressaltou.
O titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) afirmou ainda que o programa não se encerra apenas no fornecimento dos animais para os produtores.

Atualmente, o governo está em processo de aquisição de novilhas meio-sangue girolando para aprimorar a genética do rebanho. O programa também tem como objetivos principais apoiar a industrialização, garantir a qualidade e sanidade dos produtos, oferecer capacitação e assistência técnica, promover marketing, melhorar a infraestrutura, incentivar a organização cooperativa, além de fomentar a pesquisa e a inovação no setor.
Adesão
Os pequenos produtores interessados em aderir ao programa devem contatar os especialistas do Iater para formalizar sua inscrição e agendar uma visita, a fim de avaliar os critérios necessários para a produção.
O órgão está localizado na área interna do Parque Anauá em Boa Vista, mas os produtores no interior do Estado podem adquirir mais informações sobre o processo nas unidades locais que reúnem vários serviços do setor de desenvolvimento do Governo, as antigas CPRs (Casas do Produtor Rural).