Alunos de escolas estaduais participam da Feira das profissões do Centro Universitário Estácio da Amazônia
Programação inclui a oportunidade de realizar testes vocacionais, conversar com acadêmicos de diversas áreas e participar de palestra.

Nesta quarta-feira, 4, alunos das escolas de Ensino Médio da Capital tiveram a oportunidade adquirir conhecimentos e começar a pensar no seu futuro profissional por meio da Feira das Profissões, uma iniciativa da Faculdade Estácio da Amazônia com a parceria do Governo de Roraima por meio da Secretaria de Educação e Desporto.
A Feira é em formato presencial com uma programação recheada de atividades para orientar os jovens na escolha de sua futura carreira. Participam da Feira 3.600 estudantes de 30 escolas da Capital.
“A Feira das Profissões é uma oportunidade para que os alunos do Ensino Médio conheçam o mercado de trabalho, demandas locais, diferentes profissões e isso o ajudará a definir suas escolhas. A parceria com a Estácio veio fortalecer esse momento importante da Educação Básica, que é a conclusão do Ensino Médio. Nossos alunos ficaram empolgados com a oportunidade”, disse a diretora do Departamento de Educação Básica da Seed, Nildete Melo.

“Escolhi a o ramo empresarial como área de atuação. Eu entendo que ter conhecimento é muito bom. Eu já atuo na área de empreendedorismo. Olhando as opções das Feira, eu fiquei interessado na área de gastronomia. Pretendo futuramente cursar esta área”, afirmou o estudante.
“Acredito que devemos sempre nos aprimorar, procurar se encontrar dentro de um ambiente, em um local em que você esteja bem, confortável para alcançar seus objetivos. O adolescente ou jovem, sempre procura um objetivo, novas oportunidades e com direcionamento tudo fica mais fácil”, disse a estudante da Escola Estadual Ana Libória, Isabella Trindade de Oliveira.

Além das atividades acadêmicas, a Feira das Profissões oferece uma experiência prática aos alunos como a visita aos laboratórios e a experimentação de equipamentos localizados na clínica veterinária, na cozinha do curso de nutrição e na mini fazenda, com mais de dois hectares para o desenvolvimento da fruticultura e piscicultura.
Andressa Kamille de Miranda quer exercer o Direito. Ela disse que é muito interessante conhecer as vertentes da profissão, assim ela pode se decidir, mais para frente, por uma especialização. “São estruturas diferentes, você sabe que existe recursos materiais e humanos. É uma oportunidade muito boa ter essa qualificação e orientação sobre minha futura profissão”, disse.
Transporte garantido pela Seed
Para garantir que todos os interessados tivessem a oportunidade de participar do evento, a Seed forneceu transporte aos alunos da rede pública. A Divisão de Transporte Escolar coordena 20 ônibus que foram disponibilizados para o transporte dos estudantes.
Layse Menezes