Dia do Policial Civil: PCRR destaca a atuação das policiais civis no interior do Estado
Principal missão é garantir a segurança pública dos cidadãos.
![](https://roraimaemfoco.com/wp-content/uploads/2024/04/adrianasouza1.jpeg)
Em 21 de abril é comemorado o Dia das Polícias Civil e Militar, uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, considerado Patrono das Polícias, popularmente chamado Tiradentes. Para homenagear a data, a Polícia Civil de Roraima destacou o trabalho desenvolvido por policiais mulheres no Interior do Estado, que atuam com a importante missão de garantir a segurança pública dos cidadãos.
![](https://roraimaemfoco.com/wp-content/uploads/2024/04/jacirarodrigues1.jpeg)
Para a escrivã de Polícia Jacira Rodrigues, chefe do cartório da Delegacia de Mucajaí, o principal desafio de atuar no interior é levar a população, a comunidade, a repassar as informações corretas para que os policiais civis possam atuar e esclarecer as mais diversas demandas.
“Aqui somos um pouco de tudo. Atuamos como policial, claro, mas também como psicóloga, como assistente social, orientadora sobre como o colono pode buscar informações nas agências bancárias, no INSS, sempre usando de bastante empatia”, disse.
Trabalhando há nove anos em Iracema, a agente carcerária Poliana Arruda atua como escrivã ad hoc e afirmou ser gratificante levar para as pessoas da região a atuação profissional, ajudando-as dentro das necessidades daquilo que elas procuram na Unidade Policial.
![](https://roraimaemfoco.com/wp-content/uploads/2024/04/polianaarruda1.jpeg)
Em Caracaraí, unidade policial em que a escrivã de Polícia Adriana Sousa dos Santos é lotada desde o ano de 2013, as demandas são grandes, mas os crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes são os mais desafiadores para a equipe policial.
“Tivemos que nos adaptar para melhor atender essas crianças. Tanto, que fomos a primeira Delegacia do Interior a criar um espaço para acolhê-las, servindo como referência para outras Delegacias de Roraima”, disse.
Atuando desde o ano de 2017 na Delegacia de Caracaraí, a agente carcerária Índia Luciano destacou que se sente satisfeita em concluir procedimentos, atender demandas que chegam à Delegacia e o desafio dos trabalhos que muitas vezes é designada para atuar nas áreas ribeirinhas, com uso de embarcações.
![](https://roraimaemfoco.com/wp-content/uploads/2024/04/indialuciano1.jpeg)
“Para esse trabalho há toda uma logística, Muitas vezes passamos até 15 dias percorrendo essas áreas, longe de casa, da família. Mas são sacrifícios que valem a pena, pois o resultado do nosso trabalho é reconhecido, tanto que já fui homenageada pelo governador, pela Assembleia Legislativa, pela Delegacia-Geral. Me sinto honrada”, disse.
A delegada-geral, Darlinda de Moura Viana, reconhece o trabalho das equipes policiais e ressaltou que está montando um calendário de visitas em cada município, com o objetivo de aproximar, ainda mais as ações da Delegacia-Geral aos trabalhos desenvolvidos nas unidades do Interior.
“Estamos buscando solução para melhorar os ambientes de trabalhos dessas delegacias e nossa meta, em nossa gestão, é ofertar mais ações que atendam aos nossos policiais, sobretudo no Interior”, disse.
Sandra Lima