Alunos de Libras da UFRR acompanham interpretação de audiência pública na ALE-RR

Visita para promover imersão acadêmica dos discentes ocorreu na manhã desta terça-feira.

  • Gilvan Costa
  • 15
Visita para promover imersão acadêmica dos discentes ocorreu na manhã desta terça-feira. – Fotos: Nonato Sousa | SupCom/ALE-RR

A TV Assembleia recebeu, na manhã desta terça-feira, 10, acadêmicos do curso de Libras da Universidade Federal de Roraima (UFRR) para acompanharem a interpretação de uma audiência pública na Casa.

O momento ocorreu como forma de imersão acadêmica para os discentes, que cursam o segundo semestre. A ideia é mostrar o alcance da acessibilidade e a necessidade de mais profissionais que auxiliam as pessoas com deficiência auditiva.

Camila Dall’Agnol, diretora de rádio e tv.

Conforme explicou a diretora de Rádio e TV da Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Camila Dall’Agnol, a emissora se tornou referência em transmissões com acessibilidade ao público.

“Toda a nossa programação, incluindo documentários, sessões ao vivo e programas, tem interpretação de Libras. Então ficamos muito satisfeitos em ser referência quando o assunto é inclusão, e recebê-los é muito importante para troca de informação, ideias e conhecimento”, destacou.

O professor Miqueias Ambrósio foi o responsável por levar os alunos aos estúdios da TV Assembleia. Ele afirmou que o objetivo da visita é contribuir para a formação dos profissionais.

Matheus Soares, aluno de Libras.

“Durante essa experiência, terão a oportunidade de interagir com diversos profissionais do cenário, não apenas tradutores intérpretes, mas também outros atuantes da área. Isso permitirá que se familiarizem com a prática, conectando a teoria aprendida na academia com a realidade do mercado, enriquecendo sua formação e preparando-os para uma atuação futura mais qualificada”, disse.

Matheus Soares é um dos estudantes que participaram da visita. Ele frisou que conhecer o trabalho da emissora abriu novos olhares para opções de trabalho após a formação acadêmica.

“Foi muito interessante estar aqui para observar os intérpretes em ação nesta audiência pública, analisando as estratégias que utilizam. Essa experiência, alinhada às disciplinas que estamos cursando, é enriquecedora. Seria excelente se tivéssemos essa oportunidade todo semestre, pois observar agora ajuda a nos preparar para atuar no futuro, aprimorando nossa prática e, quem sabe, superando o que vemos hoje”, conclui.

A TV Assembleia (canal 57.3) inseriu a interpretação de Libras na programação da emissora em março deste ano, sendo o canal de maior alcance com acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva.

Bruna Cássia