Festas juninas: Procon Assembleia orienta comerciantes, verifica preços e validade de produtos em lojas de Boa Vista
Ações como a desta terça-feira continuam, inclusive com panfletagem no arraial promovido pela Prefeitura de Boa Vista.

Equipes do Procon Assembleia percorreram algumas lojas de decoração do Centro e de outros bairros de Boa Vista, nesta terça-feira, 4, para acompanhar a precificação dos itens de festa junina, validade de produtos, bem como orientar os comerciantes sobre como esses artigos devem ser apresentados aos consumidores e esclarecimento da política de troca dos estabelecimentos.

Conforme o diretor do órgão, Aldo Carvalho, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê algumas determinações de proteção ao cliente, e é preciso estar atento a esses direitos.
“O correto é verificar qual a forma de troca da loja porque, a partir do momento em que o fornecedor oferece ao consumidor essa possibilidade, ele forma um contrato com o cliente e o prazo para troca do produto deve ser cumprido”, explicou.
Para o atendente de loja Marcos Araújo, as visitas do Procon são importantes para a harmonia da relação cliente-consumidor.
“A população e o comércio ganham. O atendimento estando em ordem, eu acho que é uma dor de cabeça a menos, tanto para o cliente quanto o lojista que entrega o seu produto com toda a clareza e com as informações prestadas para o consumidor chegar e levar aquilo que ele deseja”, frisou.

Gabriella Vitória Melo é funcionária de uma loja de roupas femininas e estava à procura de enfeites para o estabelecimento. Ela conta que pesquisa preços e busca por lojas que seguem o CDC.
“Eu sempre converso com os vendedores, procuro saber os preços e a política de troca também, caso ocorra alguma coisa. Até o momento, nunca tive problemas de produtos com defeito, mas, se acontecer, sei que nesse local se faz a troca”, disse.
Durante a semana, o órgão de defesa do consumidor continuará com várias ações como a desta terça-feira, incluindo panfletagem no arraial promovido pela Prefeitura de Boa Vista, blitz em mais lojas de artigos de festa, verificação do preço das sacas de milho e adesivagem com orientações aos lojistas.
O atendimento presencial no Procon Assembleia ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis e, de forma remota, pelo número (95) 98401-9465 ou site al.rr.leg.br/procon.