Projeto da Escola Oswaldo Cruz incentiva doação de recipientes para banco de leite
Alunos recolhem potes de vidro que são doados ao Banco de Leite da Maternidade.

Bebês prematuros que estão internados no HMI (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré), em Boa Vista, necessitam do leite materno, um alimento indispensável para o ganho de peso, altura e nutrientes.
Por muitas vezes, o leite materno não pode ser transferido pela progenitora. Nesta condição, é necessário um ato de altruísmo para que mães e recém-nascidos saiam do ambiente hospitalar o mais rápido possível: a doação não apenas de leite de outras mães, mas também a doação de potes de vidro para o armazenamento do alimento.
A professora Gisele Sandra, da Escola Estadual Oswaldo Cruz, que também é mãe de uma criança nascida prematura, realiza o projeto “Potes de Vidro – Sinônimo de Vida” para incentivar a doação de potes de vidro com tampas de plástico desde 2019. Com a ajuda dos alunos da escola, o projeto é um sucesso.
A ideia surgiu quando eram discutidos projetos para feiras de ciências, focando a conservação do meio ambiente, alinhando o pedagógico com o social. Ficou decidido que a meta seria a coleta de materiais resistentes à natureza, que depois seriam doados a alguma instituição. Daí, escolheram o Banco de Leite Humano da maternidade como ponto de destino.
“Então os alunos começaram a fazer as pesquisas, realizaram visitas ao Banco de Leite e descobriram como são utilizados e qual é a função dos potes de vidro, além do impacto desses itens na natureza”, contou a professora que, com a ajuda dos alunos, conseguiu coletar mais de 100 potes para o projeto.
Os alunos da Escola Estadual Oswaldo Cruz interagem com o projeto de forma positiva, coletando material, fazendo campanha com familiares e realizando pesquisas. Em contrapartida, a escola realiza palestras sobre o impacto do lixo no meio ambiente com o objetivo de fomentar a consciência ecológica dos estudantes.
Como premiação e forma de incentivo, os alunos doadores ganham uma pulseira e pontos extras nas disciplinas. A comunidade escolar é solícita e participativa.
Agosto Dourado
A OMS (Organização Mundial da Saúde) designou o mês de agosto para simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro como qualidade do leite.
O aleitamento materno é importante para que o recém-nascido fique protegido de doenças e infecções. Na falta do leite da mãe, é imprescindível a doação do leite e armazenamento nos potes de vidro.
A escolha do pote de vidro com tampa de plástico para o armazenamento do leite materno é o ideal, porque o material não transfere substâncias nocivas aos bebês. Além disso, o vidro e o plástico não têm data específica para decomposição na natureza.
Layse Menezes